MÍDIAS SOCIAIS COMO NOVA FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO NA COSMETOLOGIA E ESTÉTICA.
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v23i2.83863Palavras-chave:
Mídias sociais. Cosmetologia. Estética.Resumo
A pandemia e o crescimento da tecnologia de informação trouxeram ao mundo uma nova linguagem, e, portanto, novas ferramentas digitais de acesso para qualquer tipo de conteúdo, e que está amplamente distribuído na internet a qualquer momento. Uma das ferramentas que vêm se destacando nos últimos tempos é a mídia social, como forma de interação no processo educativo, o que amplia a ação de comunicação entre o estudante e o professor, assim como, o intercâmbio educacional e cultural. Educar com o auxílio da internet remove o isolamento da sala de aula e acelera a autonomia da aprendizagem dos alunos em ritmos próprios. Outra vertente é de melhorar o relacionamento das empresas com os seus consumidores, bem como, aumentar a visibilidade da empresa, melhorar a divulgação de seus produtos e serviços. Tendo em vista o atual cenário que estamos vivendo, as empresas de cosméticos e clínicas de estética, bem como, diversos profissionais da cosmetologia e dermatologia, estão se inserindo neste mundo virtual e aplicando as ferramentas digitais com sucesso. O mercado de beleza vem sendo impulsionado por inovações tecnológicas que oferecem diversos níveis de personalização aos seus produtos. As marcas que têm conseguido tirar proveito de estratégias de personalização registraram crescimento elevado, devido ao mundo digital ser rápido e dinâmico. Assim, tanto as grandes marcas industriais, como as marcas de nicho estão usando a força das mídias sociais para se comunicar com seu público alvo, pois conseguem dialogar com mais facilidade com o consumidor e se adaptar mais rápido às suas exigências. Além disso, procedimentos estéticos e cosméticos estão sendo cada vez mais procurados e as mídias sociais têm contribuído bastante. O objetivo deste trabalho foi trazer uma revisão sistemática de como as mídias sociais vem atuando como nova ferramenta de engajamento na cosmetologia e estética, bem como no ensino destas áreas. Os estudos analisados foram publicados nos Estados Unidos, exceto um, que foi publicado na Suíça, todos na língua inglesa, sendo que a maioria dos estudos mostra o Instagram®. Através dos nossos resultados, foram vistos dois estudos transversais, uma análise estatística e duas pesquisas de campo através de questionários. Os participantes da pesquisa variaram entre 200 a 1500, publicados entre 2019 e 2021. O público foi a população em geral e não os profissionais, sendo que, mais da metade dos estudos eram mulheres jovens na maioria.
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