A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO USO DE MEDICAMENTOS

Autores

  • Fernanda do Nascimento WOLFF Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG) https://orcid.org/0000-0002-7372-163X
  • Leyde Daiane DE PEDER Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v22i3.81365

Palavras-chave:

Automedicação. Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos. Mídias Sociais.

Resumo

Com a expansão que a internet vem tomando em conjunto com a visibilidade de pessoas que trabalham com as mídias sociais disponíveis nela, pode ocorrer a influência do uso de produtos e até mesmo medicamentos. A vista disso este estudo abordará como as pessoas são influenciadas digitalmente se tratando do uso de medicamentos, onde em grande parte iniciam o tratamento sem prescrição médica, gerando a automedicação e podendo resultar em efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos. Estudo descritivo e quantitativo, realizado com acadêmicos de um centro universitário do município de Cascavel-PR em março de 2021, utilizando-se instrumento para coleta de dados, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Observou-se que dos 107 acadêmicos entrevistados, 65,42% realizaram a automedicação em virtude da influência das mídias sociais, onde 68% eram do curso de Farmácia, sendo o analgésico a classe medicamentosa mais utilizada (42,99%) podendo estar relacionado com o motivo pela busca de medicamentos mais citado em 71,96% das situações a cefaleia. Dos entrevistados, 30,84% citaram a facilidade de acesso ao medicamento como o maior motivo que levaram a automedicação. A automedicação é bastante comum entre os acadêmicos, demonstrando maior frequência nos acadêmicos que cursam farmácia.

Biografia do Autor

Fernanda do Nascimento WOLFF, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG)

Centro universitário, saúde.

Leyde Daiane DE PEDER, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Professora do curso de Farmácia do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Downloads

Publicado

2021-11-12

Como Citar

WOLFF, F. do N., & DE PEDER, L. D. (2021). A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO USO DE MEDICAMENTOS. Visão Acadêmica, 22(3). https://doi.org/10.5380/acd.v22i3.81365

Edição

Seção

Artigos