PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE DISCIPLINAS DO CURSO DE FARMÁCIA QUE USAM METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v22i3.80511Palavras-chave:
Metodologias ativas, Tecnologia na educação, Educação em farmáciaResumo
Atualmente, Metodologias Ativas e Tecnologias de Informação e Comunicação estão sendo utilizadas como instrumento nos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este trabalho visou avaliar a percepção dos estudantes que passaram pela experiência de atuarem em disciplinas (Projetos Farmacêuticos) que utilizam estes recursos. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa e foi realizada a partir de uma amostra de estudantes (n=35), por meio de questionário. As avaliações qualitativas foram realizadas por pesquisa fenomenológica envolvendo análise temática e os dados quantitativos foram analisados em programa SPSS. Os resultados mostraram que maioria dos estudantes era do sexo feminino, trabalhadora e oriunda de escolas públicas (74%). Com relação à melhor forma que eles creem que os conteúdos deveriam ser desenvolvidos, 47% acredita que os professores deveriam estimular os estudantes a “pensar” sobre os temas e que estes conteúdos deveriam ser ministrados associando metodologias ativas, com outras metodologias (89%) e não somente utilizando metodologias ativas (0%). A respeito das disciplinas Projetos Farmacêuticos, 71% dos estudantes concordaram que elas facilitaram o aprendizado e foram de média importância para sua formação profissional (54%). Eles acharam interessante a proposta (76-94%), o desenvolvimento (58-79%), o tipo de avaliação (68-77%) das disciplinas e, ótimo ou bom (>90%), o papel do professor tutor. Deste modo, apesar da boa aceitação observada, é importante, na percepção dos estudantes, mesclar as metodologias de ensino e aprendizagem no desenvolvimento das disciplinas.
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