MEDICAMENTOS PRESCRITOS A GESTANTES EM AMBIENTE HOSPITALAR DE DOURADOS (MS)

Autores

  • Adriana Mary MESTRINER Mestriner Felipe DE MELO Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)
  • Edilene Alves DOS SANTO Prefeitura Municipal de Dourados
  • Marcos Ávalos BERNDT Prefetura Municipal de Nova Alvorada
  • Luis Arthur CASTILHO Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v22i2.79702

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal, Desenvolvimento fetal, Anormalidades Induzidas por Medicamentos.

Resumo

O estudo do uso correto e seguro de medicamentos é sempre importante, especialmente durante a gestação. O objetivo desta pesquisa foi conhecer os medicamentos prescritos para gestantes em ambiente hospitalar da cidade de Dourados (MS). Analisou-se 33 prontuários de gestantes entre a faixa etária de 18 a 29 anos. Os medicamentos foram divididos por classe terapêutica (Anatomical Therapeutic Chemical Classification System - ATC) e quanto aos critérios de risco da Food and Drug Administration (FDA). O total de medicamentos utilizados foram 89, com média de 2,7 drogas por gestante. As classes terapêuticas mais utilizadas foram os para distúrbios gastrointestinais – A03 (24,7%), analgésicos – N02 (14,6%), anti-histamínicos de uso sistêmico– R06 (10,1%) e vitaminas – A11 (8,9%) e antiemético/antinauseante – A04 (5,6%). Pela classificação da FDA, 6,7% estão na categoria de risco A, 40% na B, 45% na C, 2% na D e nenhum na X. Os dados pertinentes à posologia estavam completos nos prontuários analisados. Os medicamentos mais prescritos entre 33 gestantes atendidas em uma unidade hospitalar de Dourados foram para distúrbios gastrointestinais, analgésicos, anti-histamínicos de uso sistêmico e antiemético/antinauseante. O dado mais preocupante foi relacionado aos medicamentos classificados com o risco C. Desta forma, existe a necessidade de uma prescrição criteriosa para evitar riscos fetais ocasionados por fármacos por se tratarem de medicações sem informações para um uso seguro em gestantes.

Biografia do Autor

Adriana Mary MESTRINER Mestriner Felipe DE MELO, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Doutora em Ciências da Saúde (UnB), Mestre em Microbiologia (UEL), docente do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Edilene Alves DOS SANTO, Prefeitura Municipal de Dourados

Farmacêutica, Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública David Nasser

Marcos Ávalos BERNDT, Prefetura Municipal de Nova Alvorada

Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFMS)

Luis Arthur CASTILHO, Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

 

 Farmacêutico, Mestre em Ciências da Saúde (UFGD)

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

DE MELO, A. M. M. M. F., DOS SANTO, E. A., BERNDT, M. Ávalos, & CASTILHO, L. A. (2021). MEDICAMENTOS PRESCRITOS A GESTANTES EM AMBIENTE HOSPITALAR DE DOURADOS (MS). Visão Acadêmica, 22(2). https://doi.org/10.5380/acd.v22i2.79702

Edição

Seção

Artigos