A AÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO NO ALZHEIMER: UMA REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v23i1.79229

Palavras-chave:

Neurodegeneração, Neuroinflamação, Proteína Tau, Microglia.

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) foi estudada pelo médico alemão Alois Alzheimer que denominou a neurodegeneração cerebral como gliose. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a patologia e como o sistema imune atua na mesma. A metodologia incluiu bases de dados das plataformas Google Acadêmico, Pubmed, Revistas Nature e Science, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), e Biblioteca Digital UniCesumar, com os descritores; exemplo: neurodegeneração e Alzheimer; linfócitos T e Alzheimer; neurônios e sistema nervoso; immune system and Alzheimer, neuroinflammation and Alzheimer; neurodegeneration and Alzheimer; lymphocytes T and Alzheimer; Tau and Alzhemeir protein. Os critérios de seleção incluíram 110 artigos publicados entre 2000 a 2020 em português e inglês, os que não correspondiam ao tema foram descartados restando 93. Uma das causas da Doença é a agregação de peptídeos beta-amiloides e da proteína Tau que são neurotóxicas, possivelmente iniciando a resposta que passa a atacar o sistema nervoso central, gerando a neurodegeneração da bainha de mielina e a neuroinflamação que aos poucos se alastra pelo cérebro, destruindo-o e causando os sintomas, teoricamente esse processo pode ser estagnado com tratamento farmacológico e outras terapias. Conclui-se que são necessários mais estudos para entender melhor a DA, o papel do sistema imune na mesma e busca por melhores tratamentos.

Biografia do Autor

Nathalia Gutierrez Borcezi EDIN, UniCesumar (Centro de Ensino Superior de Maringá), Ponta Grossa, Paraná.

Graduanda em Biomedicina, Departamento de Saúde.

Monitoria voluntária na área de Biologia Molecular e Engenharia Genética.

Iniciação Cientifíca Voluntária na área de Imunologia.

Caroline BABICZ, UniCesumar (Centro de Ensino Superior de Maringá), Ponta Grossa, Paraná.

Academia de graduação da Unicesumar em Biomedicina
Participou do projeto de iniciação científica “Estudo cinéticos na presença de íon fosfato da enzima gliceraldeido-3-fosfato desidrogenase de Naegleria Gruberi”
Participou do intercâmbio na área de Bioquímica na Universidade do Porto
Iniciação Científica Voluntatia na área de Imunologia

Downloads

Publicado

07-02-2022

Como Citar

EDIN, N. G. B., & BABICZ, C. (2022). A AÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO NO ALZHEIMER: UMA REVISÃO. Visão Acadêmica, 23(1). https://doi.org/10.5380/acd.v23i1.79229

Edição

Seção

Revisão