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PERFIL DE ANSIEDADE E AUTOMEDICAÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE EM UMA FACULDADE NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA

Nathália Keveny Grangeiro Silva, Vagner Alexandre de Sousa, Francisca Dara Augusto de Sousa, Tássia Thuanne Dantas da Silva, Liliane Pinheiro de Sousa, ANA EMILIA FORMIGA MARQUES

Resumo


O ingresso na graduação leva o estudante a passar por diferentes desafios de âmbito acadêmico, como trabalhos, avaliações, produção cientifica, assim como de cunho social, início de novas amizades, fortalecimento das relações profissionais, problemas do campo individual e familiar, podendo ocasionar complicações de quadros de ansiedade. Diante desse contexto esse estudo objetiva analisar o perfil de ansiedade e uso de ansiolíticos por alunos concluintes dos cursos das áreas de saúde da Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP. Para isso foi realizado um estudo quanti-qualitativo com estudantes do último ano dos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física, totalizando 42 participantes na pesquisa. Para a realização de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um de caráter sociodemográfico e análise de ocorrência de automedicação e o inventário de ansiedade BECK-BAI. O estudo seguiu os critérios estabelecidos na resolução CNS nº510/2016. Cerca de 71,4% dos universitários afirmaram ser mais ansiosos no fim do curso, desse modo foi possível perceber que o semestre cursado é um fator relevante no entendimento da evolução da ansiedade em universitários. As mulheres em 64% demonstram maior nível de ansiedade quando comparadas ao sexo masculino, assim de acordo com o levantamento de dados, observou-se que cerca de 64,3% dos estudantes fazem uso da automedicação.


Palavras-chave


: Ansiedade. Estudantes de ciências da saúde. Automedicação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v22i1.78898