PERFIL DE ANSIEDADE E AUTOMEDICAÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE EM UMA FACULDADE NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA
Resumo
O ingresso na graduação leva o estudante a passar por diferentes desafios de âmbito acadêmico, como trabalhos, avaliações, produção cientifica, assim como de cunho social, início de novas amizades, fortalecimento das relações profissionais, problemas do campo individual e familiar, podendo ocasionar complicações de quadros de ansiedade. Diante desse contexto esse estudo objetiva analisar o perfil de ansiedade e uso de ansiolíticos por alunos concluintes dos cursos das áreas de saúde da Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP. Para isso foi realizado um estudo quanti-qualitativo com estudantes do último ano dos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física, totalizando 42 participantes na pesquisa. Para a realização de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um de caráter sociodemográfico e análise de ocorrência de automedicação e o inventário de ansiedade BECK-BAI. O estudo seguiu os critérios estabelecidos na resolução CNS nº510/2016. Cerca de 71,4% dos universitários afirmaram ser mais ansiosos no fim do curso, desse modo foi possível perceber que o semestre cursado é um fator relevante no entendimento da evolução da ansiedade em universitários. As mulheres em 64% demonstram maior nível de ansiedade quando comparadas ao sexo masculino, assim de acordo com o levantamento de dados, observou-se que cerca de 64,3% dos estudantes fazem uso da automedicação.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v22i1.78898