PERFIL DE ANSIEDADE E AUTOMEDICAÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE EM UMA FACULDADE NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA

Autores

  • Nathália Keveny Grangeiro Silva
  • Vagner Alexandre de Sousa
  • Francisca Dara Augusto de Sousa
  • Tássia Thuanne Dantas da Silva
  • Liliane Pinheiro de Sousa
  • ANA EMILIA FORMIGA MARQUES

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v22i1.78898

Palavras-chave:

, Ansiedade. Estudantes de ciências da saúde. Automedicação.

Resumo

O ingresso na graduação leva o estudante a passar por diferentes desafios de âmbito acadêmico, como trabalhos, avaliações, produção cientifica, assim como de cunho social, início de novas amizades, fortalecimento das relações profissionais, problemas do campo individual e familiar, podendo ocasionar complicações de quadros de ansiedade. Diante desse contexto esse estudo objetiva analisar o perfil de ansiedade e uso de ansiolíticos por alunos concluintes dos cursos das áreas de saúde da Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP. Para isso foi realizado um estudo quanti-qualitativo com estudantes do último ano dos cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física, totalizando 42 participantes na pesquisa. Para a realização de coleta de dados foram utilizados dois questionários, um de caráter sociodemográfico e análise de ocorrência de automedicação e o inventário de ansiedade BECK-BAI. O estudo seguiu os critérios estabelecidos na resolução CNS nº510/2016. Cerca de 71,4% dos universitários afirmaram ser mais ansiosos no fim do curso, desse modo foi possível perceber que o semestre cursado é um fator relevante no entendimento da evolução da ansiedade em universitários. As mulheres em 64% demonstram maior nível de ansiedade quando comparadas ao sexo masculino, assim de acordo com o levantamento de dados, observou-se que cerca de 64,3% dos estudantes fazem uso da automedicação.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Silva, N. K. G., de Sousa, V. A., de Sousa, F. D. A., da Silva, T. T. D., de Sousa, L. P., & MARQUES, A. E. F. (2021). PERFIL DE ANSIEDADE E AUTOMEDICAÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DE CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE EM UMA FACULDADE NO ALTO SERTÃO DA PARAÍBA. Visão Acadêmica, 22(1). https://doi.org/10.5380/acd.v22i1.78898

Edição

Seção

Artigos