A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO SOB A PERSPECTIVA DE PACIENTES USUÁRIOS DE FARMÁCIAS COMUNITÁRIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v23i2.78293Palavras-chave:
Cuidados farmacêuticos. Relações profissional-paciente. Satisfação do paciente.Resumo
O farmacêutico tem um importante papel em relação a sociedade, e por ser mais acessível ao público, é um dos primeiros profissionais de saúde a ser procurado pelos pacientes, proporcionando através da orientação farmacêutica a promoção e prevenção da saúde dos pacientes, além de contribuir para restabelecer o bem-estar da população. O presente trabalho teve como objetivo investigar a relevância do desempenho das funções do farmacêutico através do ponto de vista dos pacientes, cujas necessidades requeiram o contato direto com o farmacêutico. A pesquisa classifica-se como uma revisão de literatura integrativa. Os artigos selecionados a fim deste estudo, foram pesquisados em textos acadêmicos, em bases eletrônicas, como: Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), em que foram usados nesse processo de pesquisa, os seguintes descritores e suas combinações: Cuidados farmacêuticos, pharmaceutical services, servicios farmacéuticos; relações profissional-paciente, professional-patient relations, relaciones profesional-paciente; satisfação do paciente, patient satisfaction, satisfacción del paciente. Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos publicados em português, inglês e espanhol publicados nos anos de 2015 a 2019, disponíveis na íntegra. Foram excluídos os artigos pagos, estudos de revisão e aqueles que não apresentaram pelo menos dois dos descritores supracitados. Foram encontrados 479 artigos, sendo 379 no PUBMED, 56 na BVS e 44 no SCIELO, dentre os quais 10 cumpriram os critérios de inclusão. Alguns estudos comprovam que as percepções dos pacientes sobre a comunicação entre farmacêutico e paciente geraram descontentamento, pois os farmacêuticos não envolveram os pacientes no diálogo, nem realizaram atividades de cuidado farmacêutico. Revelou-se que alguns atendimentos farmacêuticos não foram satisfatórios para os pacientes devido à comunicação superficial utilizada, porém os profissionais que desempenharam um bom cuidado farmacêutico conseguiram transmitir segurança ao paciente, criando um elo de confiança.
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