OBESIDADE INFANTIL: TERAPIA NUTRICIONAL EM UM GRUPO DE USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – UM ESTUDO LONGITUDINAL

Autores

  • Daniella TABORDA Centro Universitário Campo Real
  • Caryna Eurich MAZUR Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Vania SCHMITT Universidade Estadual do Centro-Oeste http://orcid.org/0000-0003-3388-9558

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v21i3.75587

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Saúde Pública

Resumo

O excesso de peso em crianças e adultos brasileiros tem sido considerado um problema de saúde pública. O tratamento da obesidade infantil não é uma tarefa fácil, pois a mudança do comportamento alimentar representa um desafio para as redes de atenção à saúde, pois ocorre apenas em médio e longo prazo e depende tanto de esforços individuais quanto do apoio de profissionais de saúde. O presente estudo objetivou identificar a efetividade na realização de terapia em grupo de crianças na faixa etária entre 06 a 12 anos diagnosticadas previamente com sobrepeso ou obesidade infantil no município de Guarapuava-PR. Trata-se de um estudo longitudinal, com análise de dados provenientes dos prontuários de usuários atendidos entre os meses de março e dezembro de 2019. As informações foram obtidas por meio de coleta de dados em prontuário, obtendo dados de peso, estatura, índice de massa corporal para a idade, duração e tempo do tratamento. Participaram do grupo 10 crianças, sendo 60% do sexo masculino. Observou-se que na maioria houve a manutenção do diagnóstico inicial, sendo sobrepeso ou obesidade, enquanto uma criança que se encontrava obesa foi classificada como sobrepeso após a intervenção. No entanto, três crianças apresentaram aumento no IMC, demonstrando ganho de peso proporcional ao crescimento ao considerar o estado anterior às intervenções. Conclui-se que a atuação do nutricionista e a adoção da estratégia de intervenção nutricional em grupos é importante, podendo auxiliar no tratamento de crianças com obesidade infantil, contribuindo assim, para a melhoria de sua qualidade de vida.

Biografia do Autor

Daniella TABORDA, Centro Universitário Campo Real

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Campo Real, Guarapuava –PR.

Caryna Eurich MAZUR, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Nutricionista. Doutora em Medicina Interna – Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) – Guarapuava – PR, Brasil.

Vania SCHMITT, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Nutricionista. Docente do Centro Universitário Campo Real e Universidade Estadual do Centro Oeste. Doutoranda em Desenvolvimento Comunitário – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) – Guarapuava – PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

TABORDA, D., MAZUR, C. E., & SCHMITT, V. (2020). OBESIDADE INFANTIL: TERAPIA NUTRICIONAL EM UM GRUPO DE USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – UM ESTUDO LONGITUDINAL. Visão Acadêmica, 21(3). https://doi.org/10.5380/acd.v21i3.75587

Edição

Seção

Artigos