ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE ANTIMICROBIANOS DISPENSADOS EM UMA DROGARIA NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v21i2.73958

Palavras-chave:

Antibióticos, Farmacoepidemiologia, Legislação.

Resumo

O uso racional dos antimicrobianos é importante para se evitar seleção de cepas bacterianas resistentes e as prescrições se tornam uma ferramenta fundamental, desde que o profissional prescritor ao se aviar esteja atento as orientações da RDC 20/2011. O objetivo deste trabalho foi de analisar as prescrições de antimicrobianos dispensados por uma drogaria no norte de Minas Gerais. Trate-se de um estudo de campo de caráter observacional, quantitativo e documental das segundas vias das prescrições de antimicrobianos dispensados por uma drogaria privada durante o período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018. No total foram analisadas 1538 prescrições, sendo que 55,5% foram aviadas para pacientes do sexo feminino e 71,3% foram emitidas no âmbito do SUS. Destas receitas 72,6% estavam na forma manuscrita e 81,1% foram classificadas como legíveis, 18,1% pouco legíveis e 0,8% como ilegíveis. A amoxicilina (22,0%) e a azitromicina (17,5%) foram os antimicrobianos mais prescritos. O clínico geral se destacou na pesquisa (68,3%). Conclui-se com a importância de se realizar estudos sobre analises de prescrições de para se conhecer a realidade sobre o uso de antimicrobianos nas diversas localidades do país, na busca por um uso racional destes medicamentos.

Biografia do Autor

Thiago Alves Xavier DOS SANTOS, Universidade Federal de Minas Gerais

Farmacêutico, Mestre em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais campus Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Isabela Barbosa CRUZ

Enfermeira. Graduação pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas- FUNORTE.

Suze Adriane FONSECA

Discente de Zootecnia na Universidade Federal de Minas Gerais campus Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Valdo Soares Martins JÚNIOR

Discente de Zootecnia na Universidade Federal de Minas Gerais campus Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Bárbara Kellen Antunes BORGES

Docentes na Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) e na Faculdade Integradas do Norte de Minas- FUNORTE.

Eduardo Robson DUARTE

Docente na Universidade Federal de Minas Gerais campus Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

DOS SANTOS, T. A. X., CRUZ, I. B., FONSECA, S. A., JÚNIOR, V. S. M., BORGES, B. K. A., & DUARTE, E. R. (2020). ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE ANTIMICROBIANOS DISPENSADOS EM UMA DROGARIA NO NORTE DE MINAS GERAIS. Visão Acadêmica, 21(2). https://doi.org/10.5380/acd.v21i2.73958

Edição

Seção

Artigos