SISTEMAS AUTOMATIZADOS EM URINÁLISE: APLICAÇÃO NA ROTINA LABORATORIAL DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Julia Midori Endo NAKASATO Universidade Federal do Paraná
  • Gislene KUSSEN Universidade Federal do Paraná
  • Aline Borsato HAUSER Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-1825-0097

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v20i2.66918

Palavras-chave:

laboratório de análises clínicas, urinálise, automação, parcial de urina

Resumo

O parcial de urina é um exame simples e rápido com informações importantes sobre o funcionamento dos rins e do trato urinário. A introdução de novas tecnologias aumentou a exatidão e a produtividade, no entanto, a falta de padronização e a escassez de informação técnica são fatores limitantes que podem comprometer a interpretação do exame. O objetivo deste trabalho foi ampliar o conhecimento sobre automação em urinálise e torná-la mais consistente na prática laboratorial. Foram abordados os sistemas semi-automatizados, exame microscópico automatizado por citometria de fluxo, imagem digital com reconhecimento de partículas, sistema modular misto, microscopia digital com contraste de fase, além dos novos parâmetros: relação albumina/creatinina e proteína/creatinina. Foi observado que a automação da análise química evita as discrepâncias entre resultados e os erros analíticos nos métodos convencionais e que, a análise microscópica automatizada melhora a reprodutibilidade e permite uma maior padronização, no entanto, a liberação automática ou a necessidade de revisão microscópica serão definidas pela equipe profissional. Foi concluído que os diferentes sistemas de automação apresentam vantagens e desvantagens e a escolha do método depende do porte do laboratório, do custo-benefício e da população atendida com foco na confiabilidade dos resultados para um diagnóstico correto.

Biografia do Autor

Julia Midori Endo NAKASATO, Universidade Federal do Paraná

Serviço de Bacteriologia da Unidade do Laboratório de Análises Clínicas do Complexo Hospital de Clínicas,

 

Gislene KUSSEN, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Análises Clínicas, Curso de Farmácia,

Aline Borsato HAUSER, Universidade Federal do Paraná

Professora do Curso de Farmácia do Departamento de Análises Clínicas da UFPR. Possui Doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR e Mestrado em Ciência Farmacêuticas pela UFPR.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

NAKASATO, J. M. E., KUSSEN, G., & HAUSER, A. B. (2019). SISTEMAS AUTOMATIZADOS EM URINÁLISE: APLICAÇÃO NA ROTINA LABORATORIAL DAS NOVAS TECNOLOGIAS. Visão Acadêmica, 20(2). https://doi.org/10.5380/acd.v20i2.66918

Edição

Seção

Revisão