PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE FARINHA DE MOYASHI - BROTO DE FEIJÃO MUNGO-VERDE (Vigna radiata, Fabaceae).
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v20i2.66886Palavras-chave:
broto de feijão, moyashi, farinha, Vigna radiata.Resumo
A Vigna radiata (L.) Wilczek popularmente conhecida como mungo-verde ou feijão-moyashi é um membro da família das leguminosas Fabaceae. Esta leguminosa é de fácil adaptação nos climas tropicais e subtropicais, sendo utilizada principalmente como suplemento proteico em diferentes pratos utilizando a farinha ou a leguminosa bruta, devido suas fontes de minerais, vitaminas, proteínas e baixas calorias o que o tornou popular no Brasil pela procura de alimentação saudável. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi realizar uma avaliação química e nutricional do broto de feijão-moyashi e da farinha produzida a partir dele. Para isso o alimento adquirido da Chácara Paraíso, passou inicialmente por uma análise macroscópica e foi submetido a várias determinações como: umidade, proteínas, lipídios, fibras e minerais, obtendo os seguintes resultados: 94,89%, 1,31%, 0,038%, 1,46% e 0,266%, respectivamente para o broto de feijão e 16,10%, 25,82%, 0,74%, 28,51% e 5,20%, para a farinha. Os dados de carboidratos foram obtido por diferença, 2,03% para o broto de feijão e 23,63% para a farinha. A partir dos dados obtidos comparou-se os resultados com os estabelecidos pela tabela TACO, e ainda com outras farinhas comerciais. Os valores nutricionais encontrados para o broto de feijão se mostraram próximos aos valores estabelecidos. Já a farinha do broto de feijão-moyashi se destacou pela grande quantidade de proteínas, baixo teor lipídico e grande quantidade de fibras, sendo assim, uma opção saudável para indivíduos veganos e vegetarianos por ser muito nutritiva e economicamente acessível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.