Resumos Encontro de Saúde Coletiva UFPR

Autores

  • UFPR Universidade Federal do Paraná UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v14i3.1.65996

Resumo

  

A Atenção Básica constitui um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual ou coletivo, que abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, situadas no primeiro nível de atenção do sistema de saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas às populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. Neste contexto, utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. (BRASIL/ MS, 2006)

            A efetivação das ações da Atenção Básica depende fundamentalmente de uma sólida política de educação permanente, capaz de produzir profissionais com habilidades e competências que lhes permitam compreender e atuar no Sistema Único de Saúde SUS, com competência técnica, espírito crítico e compromisso político.

       As diretrizes curriculares para os cursos da área da saúde recomendam a formação de profissionais com autonomia e discernimento que assegurem a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado aos indivíduos, família e comunidade, como promotores da saúde integral do ser humano. As práticas centradas na doença e no hospital mostram-se cada vez mais insuficientes para o cuidado das pessoas em sua integralidade. É no campo da Saúde Coletiva que se produzem novos conhecimentos e práticas, que buscam responder às necessidades atuais de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

       Neste sentido, as propostas de ensino-aprendizagem, centradas na investigação dos fatores determinantes da saúde/doença como suporte para possíveis mudanças nos direcionamentos da assistência, assumem grande relevância. Visando potencializar este movimento de transformação, a UFPR realizou o Encontro de Saúde Coletiva, que constituiu espaço privilegiado de incentivo à produção científica na área e divulgação dos conhecimentos produzidos, contribuindo para o aprimoramento dos cuidados em saúde, consolidando a articulação ensino/serviço/comunidade como espaço de produção do conhecimento e proporcionando a divulgação do conhecimento produzido, a troca de experiências e Intercambio entre acadêmicos, profissionais dos serviços de saúde e comunidade.

    O Encontro de Saúde Coletiva ocorreu em 26 e 27 de julho de 2013, na Sede Campus Botânico da UFPR.  O evento contou com a presença de cerca de 400 participantes durante sua programação e esta vinculado as atividades previstas no Programa de Extensão a Saúde Bucal nos diferentes Ciclos de Vida (PROEXT 2013) e no Programa de Educação pelo  Trabalho em Saúde –Redes de Atenção (PET-Saúde-Redes) –UFPR .

      A edição  suplementar da Revista Visão Acadêmica  apresenta os resumos dos  59  trabalhos  da  modalidade apresentação oral e 29 trabalhos da  modalidade painel  , apresentados  durante o Encontro de Saúde Coletiva.

         Parabenizamos e agradecemos aos alunos, professores e funcionários que  participaram  e colaboraram da organização do evento, bem como o apoio da  professora Marilis Dallarmi Miguel pela publicação dos resumos na revista Visão Acadêmica.   

Esperamos que apreciem os trabalhos!


Profª Marilene da Cruz Magalhães Buffon

Coordenadora do Encontro de Saúde Coletiva

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Publicado

2013-04-12

Como Citar

Universidade Federal do Paraná, U. (2013). Resumos Encontro de Saúde Coletiva UFPR. Visão Acadêmica, 14(3.1). https://doi.org/10.5380/acd.v14i3.1.65996

Edição

Seção

Pré-textuais