EFEITO DA ADIÇÃO DE FARINHA DA CASCA DE MARACUJÁ (Passiflora edulis) NA ACEITABILIDADE DE PÃO.

Autores

  • Carolina Sette Barbosa DAMASCENO Universidade Federal do Paraná
  • Daiane Nascimento SILVA Nascimento SILVA
  • Edmar Rocha DAMASCENO
  • Letícia Freire de OLIVEIRA Doutoranda no Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Departamento de Ciências da Saúde, Campus Jardim Botânico, Universidade Federal do Paraná – UFPR.
  • Karla Rejane de Andrade PORTO Docente do curso de nutrição e enfermagem da FACSUL - Faculdade Mato Grosso do Sul e FCG - Faculdade Campos Grande.
  • Rosemarly Fernandes Mendes CANDIL Docente do curso de nutrição da Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v19i3.62298

Palavras-chave:

Farinha da casca de maracujá, Fibra dietética, Análise física, Análise sensorial.

Resumo

O uso de fibras na composição de produtos de panificação tem motivado diversos estudos neste setor. Aliado a isso, o enriquecimento de alimentos através de subprodutos do processo industrial além de agregar valor ao produto, contribui para inclusão de nutrientes essenciais ao consumo humano.  Neste sentido, o objetivo deste estudo foi a elaboração de pão com incorporação de 5, 10 e 15% de farinha da casca de maracujá (FCM) e avaliar suas características físicas e sensoriais. A análise sensorial foi realizada de acordo com os métodos descritos no Instituto Adolfo Lutz, utilizando a escala hedônica de 9 pontos, e as análises físicas conforme procedimentos descritos no macro método 10-50 d da AACC. As amostras não diferiram significativamente p ≤ 0,05 nos atributos aroma, aparência e textura. Pães elaborados com 5 e 10% de FCM, foram os mais aceitáveis para os atributos analisados. Quanto a intenção de compra, foi positiva para o pão com menor percentual de FCM. Não houve diferença significativa entre as amostras analisadas na caracterização física. Dessa forma, a análise física e sensorial permite afirmar que o acréscimo de até 10% de FCM em pães é viável, sem afetar suas características físicas e sensoriais, constituindo-se, portanto, como produto alimentício fonte de fibras. Além disso, o uso da FCM contribui para redução de impactos ambientais causados por subprodutos agroindustriais.

Biografia do Autor

Carolina Sette Barbosa DAMASCENO, Universidade Federal do Paraná

Programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Departamento de Ciências da Saúde, Campus Jardim Botânico, Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Daiane Nascimento SILVA Nascimento SILVA

NUTRICIONISTA

Edmar Rocha DAMASCENO

NUTRICIONISTA

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

DAMASCENO, C. S. B., SILVA, D. N. S. N., DAMASCENO, E. R., OLIVEIRA, L. F. de, PORTO, K. R. de A., & CANDIL, R. F. M. (2018). EFEITO DA ADIÇÃO DE FARINHA DA CASCA DE MARACUJÁ (Passiflora edulis) NA ACEITABILIDADE DE PÃO. Visão Acadêmica, 19(3). https://doi.org/10.5380/acd.v19i3.62298

Edição

Seção

Artigos