HÁBITOS DE CONSUMO ALIMENTAR DOS CURITIBANOS.

Autores

  • Juliana Strobel UTP
  • Silvana Taschek Hastreiter UTP
  • Claudia Helena Degáspari UTP
  • Paulo de Paula Baptista UTP

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v6i2.6093

Resumo

Este estudo pretende descrever os hábitos alimentares dos curitibanos com mais de 17 anos, pertencentes às classes A, B e C (Critério Brasil), identificando padrões de segmentação a partir de características psicográficas e comportamentais. Foi realizada uma pesquisa conclusiva descritiva cross sectional com uma amostra de 280 entrevistas. Por meio de análises de freqüências identificou-se os principais alimentos consumidos em cada refeição, destacando-se as diferenças entre o comportamento nos dias de semana e fins de semana. A adoção dos procedimentos multivariados, análise de cluster e análise de variância, permitiu identificar três grupos de consumidores com hábitos alimentares distintos: os glutões, que comem de tudo sem nenhum cuidado especial com a alimentação; os despreocupados, que comem sanduíches durante o almoço, bebem e fumam mais que os integrantes dos outros grupos e os saudáveis, que preferem saladas e carnes grelhadas e se preocupam mais com a saúde. Palavras-chaves: hábitos de consumo; alimentação; curitibanos.

Biografia do Autor

Juliana Strobel, UTP

Aluna de Graduação do Curso de Bacharelado em Marketing da Universidade Tuiuti do Paraná

Silvana Taschek Hastreiter, UTP

Professora Adjunta do curso de Bacharelado em Marketing da Universidade Tuiuti do Paraná e coordenadora do MARKNET - Núcleo de Estudos de Mercado e Pesquisas de Opinião da UTP

Claudia Helena Degáspari, UTP

Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná

Paulo de Paula Baptista, UTP

Coordenador e professor adjunto do curso de Bacharelado em Marketing da Universidade Tuiuti do Paraná.

Downloads

Como Citar

Strobel, J., Hastreiter, S. T., Degáspari, C. H., & Baptista, P. de P. (2005). HÁBITOS DE CONSUMO ALIMENTAR DOS CURITIBANOS. Visão Acadêmica, 6(2). https://doi.org/10.5380/acd.v6i2.6093

Edição

Seção

Artigos