RELAÇÃO ENTRE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS E MORTALIDADE POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO EM IDOSOS NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ – PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v19i2.58503Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares, sazonalidade, mortalidadeResumo
Introdução: a mortalidade por doenças do aparelho circulatório e sua relação com o meio ambiente têm sido alvo de estudos ao longo dos anos. Sendo assim, o clima pode influenciar negativamente a saúde dos indivíduos de determinadas populações mais vulneráveis como os idosos. Objetivo: análise da relação das variáveis climáticas sobre as doenças do sistema circulatório associado aos idosos de um município do Paraná. Método: estudo transversal entre os anos 1998 a 2014 contemplando idosos do município de Paranavaí-PR com dados coletados a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Comparou-se a taxa de mortalidade junto às variáveis climáticas: temperaturas médias e pluviosidade obtidos do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Efetuou-se para tanto, tabulação dos dados e confecção de gráficos para interpretação dos mesmos. Resultados e Discussão: as taxas de mortalidade a despeito das doenças cerebrovasculares se mostraram inversamente proporcionais às temperaturas médias e à pluviosidade em sua maioria, relação que se manteve semelhante para as demais doenças (isquêmicas, hipertensivas e outras). Além disso, a idade elevada firmou-se como um pilar para os efeitos deletérios do meio ambiente sobre a saúde dessa população que por vezes se mostra mais vulnerável com o decorrer dos anos. Considerações finais: as associações demonstradas no estudo denotam a fragilidade do grupo de idosos da cidade em específico em relação às condições climáticas estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.