AVALIAÇÃO ANTIBACTERIANA DO EXTRATO AQUOSO DA FOLHA DE Caryocar brasiliense CAMBESS. (CARYOCARACEAE).
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v19i1.57796Palavras-chave:
Antibacteriano, Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Fitoterapia, Pequi, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus.Resumo
A utilização da fitoterapia é comum desde os primórdios da humanidade. Pesquisadores se ocupam com pesquisas voltadas para o rastreamento fitoquímico de vegetais utilizados pela medicina fitoterápica. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o potencial antibacteriano do extrato aquoso da folha de Caryocar brasiliense frente aos microrganismos Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa. Foram realizados testes com disco de difusão em ágar, logo após aferido o halo e comparado com padrões estabelecidos. O extrato aquoso da folha do C. brasiliense apresentou bioatividade inibitória somente sobre a bactéria S. aureus em concentração de 50g/mL, não demonstrando atividade sobre as demais bactérias, E. coli, E. faecalis e P. aeruginosa. A inibição provocada no crescimento de S. aureus foi classificada como uma inibição intermediária (i.e., halo maior que 12,5mm e menor que 17,5mm; p < 0,001).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.