PERFIL SENSORIAL DO TOMATE DE MESA (Lycopersicon esculentum Mill.) ORGÂNICO

Autores

  • Sila Mary Rodrigues FERREIRA
  • Renato João Sossela de FREITAS
  • Elisa Noemberg LAZZARI
  • Diomar Augusto de QUADROS

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v5i1.538

Palavras-chave:

tomate orgânico, análise descritiva quantitativa ADQ, análise sensorial, organic tomato, quantitative descriptive analysis QDA, sensory analysis.

Resumo

Foram avaliadas, pela análise descritiva quantitativa - ADQ, quatro amostras de tomate de mesa, Lycopersicon esculentum Mill., cultivadas pelo sistema orgânico e comercializadas de dezembro de 2001 a fevereiro de 2002. A comparação realizada pelo teste de Tukey revelou que nos descritores defeitos de superfície, cor, firmeza ao toque, firmeza ao corte, resistência ao corte, aparência geral externa, espessura da polpa, sabor estranho, textura oral, doçura e acidez as amostras apresentaram diferença em nível de 5% de probabilidade de erro. Nos atributos grau de suculência, característica da polpa, aroma, sabor, sabor remanescente, aparência geral interna e qualidade global as amostras não diferiram entre si.

SENSORY PROFILE OF ORGANIC TOMATO (Lycopersicon esculentum Mill.)

Abstract

Using Quantitative Descriptive Analysis (QDA), four samples of salad tomatoes (Lycopersicon esculentum Mill) were evaluated. The samples were organic grown tomatoes, commercialized from December 2001 to February 2002. Comparison using Tukey 5% revealed significant difference concerning the following descriptors: surface defects, color, firmness to touch, firmness to cut, resistance to cut, overall exterior appearance, pulp thickness, strange taste, oral texture, sweetness and acidity. The descriptors juiciness, pulp characteristic, smell, taste, after taste, overall interior appearance and overall quality showed no significant difference.

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Como Citar

FERREIRA, S. M. R., de FREITAS, R. J. S., LAZZARI, E. N., & de QUADROS, D. A. (2004). PERFIL SENSORIAL DO TOMATE DE MESA (Lycopersicon esculentum Mill.) ORGÂNICO. Visão Acadêmica, 5(1). https://doi.org/10.5380/acd.v5i1.538

Edição

Seção

Artigos