INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENVOLVENDO CARBONATO DE LÍTIO EM PRESCRIÇÕES DE PACIENTES DE UMA CLÍNICA DE REABILITAÇÃO DE CURITIBA – PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v18i2.52828Palavras-chave:
Farmácia, Assistência FarmacêuticaResumo
O carbonato de lítio é medicamento estabilizador de humor utilizado no tratamento do transtorno bipolar que acomete cerca de 1% da população brasileira, sendo a patologia mais associada ao uso indevido de substâncias psicoativas que levam à dependência química. O tratamento desta condição é complexo e pode utiliza a polimedicação como ferramenta farmacoterapêutica, o que dá margem à possibilidade da ocorrência de interações medicamentosas. Este trabalho teve o objetivo de analisar prescrições médicas contendo carbonato de lítio e identificar a presença de interações medicamentosas, em uma clínica de reabilitação. Foram analisadas prescrições de cinco pacientes no período de três semanas de terapia, utilizando como fonte de informação as plataformas Drugs.com com acesso livre na internet. Foram localizadas nas prescrições analisadas 19 interações medicamentosas envolvendo carbonato de lítio. Na maior parte dos casos a conduta clínica recomendada é o monitoramento do paciente com relação à intoxicação pelo lítio e ao aparecimento de reações adversas. Fica evidente a necessidade do profissional farmacêutico na equipe multiprofissional, prestando cuidado ao paciente, de forma a otimizar a farmacoterapia, promover saúde e bem-estar e prevenir doenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
