A METFORMINA NA INDUÇÃO DA OVULAÇÃO EM MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

Autores

  • Luciene Gonçalves LIMA Faculdade Patos de Minas
  • Lilian Abreu FERREIRA Faculdade Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v18i2.52262

Palavras-chave:

Síndrome dos Ovários Policísticos, Metformina, Hiperandrogenismo,

Resumo

A síndrome do ovário policístico é uma doença endócrina complexa, que tem como elementos principais o hiperandrogenismo e a anovulação crônica. Constitui uma das desordens endócrinas mais comuns em mulheres com idade fértil, e a grande maioria apresenta aumento da resistência à insulina e hiperinsulinemia compensatória. O tratamento apresenta uma ampla gama de agentes terapêuticos incluindo os sensibilizadores de insulina, como a metformina. São relatados benefícios no seu uso havendo um aumento dos ciclos menstruais, melhoria na ovulação e redução dos níveis androgênicos. Assim, o objetivo do estudo foi realizar uma investigação qualitativa e bibliográfica acerca das evidências clínicas de uso da metformina no tratamento da síndrome dos ovários policísticos através de uma busca nas bases de dados Pubmed e Cochrane. A pesquisa foi limitada aos últimos 10 anos, em ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e metanálises de ensaios clínicos. Foi possível concluir que a resistência à insulina desempenha um papel na síndrome do ovário policístico e que a metformina pode ter um efeito favorável em determinados grupos de mulheres. Entretanto, evidências favorecendo o uso de metformina em substituição ao citrato de clomifeno são insuficientes. A associação da metformina e citrato de clomifeno deve ser considerada em pacientes resistentes ao clomifeno.

Biografia do Autor

Luciene Gonçalves LIMA, Faculdade Patos de Minas

Acadêmica do curso de Farmácia da Faculdade Patos de Minas

Lilian Abreu FERREIRA, Faculdade Patos de Minas

Docente Mestre em Ciencias Farmaceuticas do Departamento de Farmácia da Fauldade Patos de Minas. Especialista em Farmacologia Clínica e Manipulação magistral. Graduação em Farmácia.

Downloads

Publicado

24-07-2017

Como Citar

LIMA, L. G., & FERREIRA, L. A. (2017). A METFORMINA NA INDUÇÃO DA OVULAÇÃO EM MULHERES COM SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS. Visão Acadêmica, 18(2). https://doi.org/10.5380/acd.v18i2.52262

Edição

Seção

Revisão