CONHECIMENTO DE USUÁRIAS DE ANTICONCEPCIONAIS ORAIS ACERCA DE HÁBITOS E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v17i4.50667Palavras-chave:
anticoncepcional, anticoncepcionais orais, Unidade Básica de SaúdeResumo
Trata-se de um estudo exploratório com o objetivo de identificar o conhecimento de usuárias de pílula anticoncepcional oral acerca de hábitos e interações medicamentos que possam comprometer o efeito contraceptivo. Foram aplicados 21 questionários em usuárias atendidas na Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra, na cidade de Curitiba. Dentre as usuárias 47,6% apresentam idade entre 25 e 35 anos, possui dois filhos, e 9,5% relatou não ingerir o medicamento corretamente todos os dias no mesmo horário, ingerindo o mesmo apenas quando lembra. Em relação ao conhecimento da associação com antibióticos, 52,3% não utiliza método de barreira quando está em tratamento com esse tipo de medicação. Concluiu-se que o enfermeiro, a partir do conhecimento inerente de sua formação e atuação profissional pode contribuir com a orientação e encaminhamento adequado para cada método contraceptivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.