EXTRACTS OBTAINED OF PLANTS AS POTENTIAL SOURCE FOR TREATMENT OF ALZHEIMER'S DISEASE

Autores

  • Diego Wojciechowski MARTINS UFPR
  • Hsieh Tzung LIN UFPR
  • Cristiane da Silva PAULA Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v17i2.46818

Palavras-chave:

Farmácia

Resumo

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e irreversível que causa perda de memória e distúrbios cognitivos comprometendo as atividades diárias do indivíduo. Foi realizado uma revisão de literatura sobre ensaios clínico em modelos animais e em humanos, sobre as novas perspectivas de tratamento da doença de Alzheimer utilizando extratos de plantas. As publicações foram selecionadas utilizando os descritores Alzheimer, pesquisa clínica, clinic research, extrato e extract, escritas em português e inglês, publicadas na Scielo, BVS, BTDT e Pubmed no período de janeiro de 2012 à janeiro de 2016. Foram encontradas 159 publicações, e destas 23 enquadravam-se nos critérios de inclusão do estudo, destas 4 apresentavam-se duplicados, restando então 19 estudos para análise. Dos 19 estudos, 3 foram classificados como estudo clínico e 16 como estudo in vivo. Na maior parte destes estudos foi utilizada a estratégia de reduzir ou remover a Aβ cerebrais, ou ainda, pela inibição da produção desse composto para combater a doença. Na maior parte das publicações analisadas que se baseavam nesta estratégia de tratamento, foram observados resultados relevantes. Com base nos dados obtidos, é possível observar a presença de extratos como fonte promissora para o tratamento da Doença de Alzheimer.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva PAULA, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Especialização em Farmacologia (2001), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Atuou em farmácia comunitária (1993-1998), foi farmacêutica militar no período de 1998-2005 atuando na farmácia hospitalar do Hospital Geral de Curitiba e farmacêutica do Centro de Informações sobre Medicamentos do Conselho regional de farmácia do estado do Paraná (2005-2010). Foi docente do curso de Farmácia na Universidade Federal do Paraná (2011-2012) ministrando as disciplinas de Estágio obrigatório em Farmácia, Atuação Profissional em farmácia e Estágio de Observação, e no Centro Universitário Campos de Andrade (08/2012-10/2014)ministrando as disciplinas de farmacognosia, farmacologia e toxicologia. Durante o doutorado atuou na área de pesquisa de insumos, medicamentos e correlatos, com ênfase em fitoquímica, química de produtos naturais, isolamento e identificação de substâncias, avaliação de atividade antioxidante, antibacteriana, toxicidade e atividade alelopática de extratos vegetais, e avaliação de farmacológica de extratos vegetais in vivo. Atualmente é Pós Doutoranda na Universidade Federal do Paraná integrante do projeto de pesquisa sobre os aspectos de cultivo e abordagem química de fungos patogênicos e micorrízicos de Pinus e sua aplicação na área farmacêutica, veterinária e agrícola.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

MARTINS, D. W., LIN, H. T., & PAULA, C. da S. (2016). EXTRACTS OBTAINED OF PLANTS AS POTENTIAL SOURCE FOR TREATMENT OF ALZHEIMER’S DISEASE. Visão Acadêmica, 17(2). https://doi.org/10.5380/acd.v17i2.46818

Edição

Seção

Artigos