RETICULOCYTE HEMOGLOBIN CONTENT IN THE DIAGNOSIS OF IRON DEFICIENCY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v17i1.46304

Palavras-chave:

reticulócitos, conteúdo de hemoglobina no reticulócitos, deficiência de ferro

Resumo

Introdução: A contagem de reticulócitos no sangue periférico fornece informações sobre a atividade eritropoiética, a qual só pode ser mantida pela disponibilidade suficiente de ferro à medula óssea para produção de hemoglobina. A quantidade de hemoglobina contida nos reticulócitos pode servir de indicador da eritropoiese, sendo utilizada para o diagnóstico e monitoramento de pacientes com anemias por deficiência de ferro. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo pesquisar a aplicabilidade do conteúdo de hemoglobina do reticulócitos, liberado pelos analisadores hematológicos, como parâmetro no diagnóstico da deficiência de ferro. Metodologia: O estudo consiste em um levantamento bibliográfico de livros e artigos científicos das bases de dados MEDLINE Pubmed, SciELO e BIREME relacionado ao conteúdo de hemoglobina no reticulócito e sua aplicação no diagnóstico da deficiência de ferro. Resultados e Discussão: Em geral, não existe um teste laboratorial utilizado na rotina, com sensibilidade e especificidade suficiente para ser de forma isolada, o marcador definitivo da deficiência de ferro. Entre os índices reticulocitários utilizados na prática clínica, o conteúdo de hemoglobina dos reticulócitos tem sido amplamente investigado para o diagnóstico da depleção de ferro, sendo útil na identificação de estados iniciais de anemia por deficiência deste metal, antecipando tratamentos com ferro e impedindo a implantação da anemia em estágios mais avançados. Além disto, o conteúdo de hemoglobina do reticulócitos também pode ser útil para identificar pacientes que não respondem ao tratamento com ferro via oral, no qual o conteúdo de hemoglobina nos reticulócitos permanece baixo, mesmo após o início da terapia. Conclusão: Apesar de existirem limitações relacionadas a padronização dos valores de normalidade do conteúdo de hemoglobina do reticulócitos, a análise deste índice reticulocitário parece ter um futuro promissor como um parâmetro de grande aplicabilidade para avaliação dos estados de deficiência de ferro.

Biografia do Autor

Francenubia Silva MONTEIRO, IBRAS

Aluna de especialização

Laísa Ferreira da Silva CARVALHO, UFPR

Aluna de graduação em Farmácia-UFPR

Juliana David COMERON, UFPR

Aluna de graduação em Farmácia-UFPR

Juliana SPEZIA, UFPR

Farmacêutica Bioquímica, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas, professora substituta na Universidade Federal do Paraná e professora adjunta na Uniandrade.

Railson HENNEBERG, UFPR

Farmacêutico Bioquímico, professor adjunto na Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

MONTEIRO, F. S., CARVALHO, L. F. da S., COMERON, J. D., SPEZIA, J., & HENNEBERG, R. (2016). RETICULOCYTE HEMOGLOBIN CONTENT IN THE DIAGNOSIS OF IRON DEFICIENCY. Visão Acadêmica, 17(1). https://doi.org/10.5380/acd.v17i1.46304

Edição

Seção

Artigos