VERMICOMPOSTING AT SCHOOL: A SUSTAINABLE ALTERNATIVE FOR SOLID ORGANIC WASTE DISPOSAL

Autores

  • Edson José MAZAROTTO
  • Cristiane Bezerra SILVA

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v17i1.45260

Palavras-chave:

Educação ambiental, Sustentabilidade, Húmus

Resumo

Diante da grande quantidade de lixo gerado diariamente e a sua destinação irregular, surge à preocupação de como lidar com estes resíduos de modo sustentável, que possa trazer benefícios não só para o meio ambiente como para a população. Neste contexto aplica-se a técnica da vermicompostagem, uma forma de transformar os resíduos orgânicos, que compõe a maior parte do lixo que produzimos, em húmus. Para realização da vermicompostagem, foram utilizados baldes plásticos que seriam descartados, minhocas da espécie Eisenia andrei e resíduos gerados na cantina da escola. Foi ministrada uma aula teórica inicialmente para nivelar o conhecimento dos alunos, em seguida foi realizada a prática, onde foi possível observar a forma correta de montagem e manutenção do vermicompostor. Os alunos foram avaliados pela resolução de um questionário antes e após as aulas. Os dados obtidos demonstraram o entendimento dos alunos quanto ao que é lixo, diferenças entre compostagem e vermicompostagem, o que pode ser compostado pelas minhocas e as vantagens da utilização da vermicompostagem. A utilização de ferramentas diferenciadas para o ensino, como recurso multimídia e aulas práticas, estimula os alunos a uma percepção mais ampla do conteúdo, facilitando seu aprendizado e formação do conhecimento científico, colaborando para que busque uma nova forma de agir frente aos temas abordados e se tratando de reciclagem, mudando suas práticas de separação de lixo e utilização em vermicompostagem.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

MAZAROTTO, E. J., & SILVA, C. B. (2016). VERMICOMPOSTING AT SCHOOL: A SUSTAINABLE ALTERNATIVE FOR SOLID ORGANIC WASTE DISPOSAL. Visão Acadêmica, 17(1). https://doi.org/10.5380/acd.v17i1.45260

Edição

Seção

Artigos