PREVALENCE OF IRON DEFICIENCY ANEMIA IN PATIENTS CARRIERS OF CHRONIC RENAL FAILURE IN A CARE UNIT RENAL REPLACEMENT IN PONTA GROSSA-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v16i4.45120Palavras-chave:
Anemia, Hemoglobina, Insuficiência Renal, FerroResumo
A insuficiência renal crônica resulta da perda progressiva e irreversível dos néfrons. Pacientes com insuficiência renal, em sua maioria, desenvolvem anemia, devido os rins estarem comprometidos não conseguindo formar quantidades adequadas de eritropoetina. A anemia da doença renal crônica é atribuída a um déficit relativo de eritropoietina, podendo ter como fatores agravantes a deficiência de ferro. Nesse estudo, foram avaliados em um período de 3 meses,150 pacientes portadores de insuficiência renal crônica, em uma unidade de Terapia Renal Substitutiva na Cidade de Ponta Grossa, PR. Foram analisados os valores de hemoglobina e também parâmetros bioquímicos como ferro, ferritina e índice de saturação de transferrina. Os resultados obtidos foram 50% (75) pacientes do gênero masculino e 50% (75) do gênero feminino, sendo a maior prevalência encontrada entre a faixa de etária de56 a65 anos, com 28% (21) para homens e mulheres. Com relação aos valores de hemoglobina, obteve-se 95% dos pacientes do sexo masculino e 85% do sexo feminino com valores de hemoglobina abaixo de 13,0 g/dL e 12,0 g/dL respectivamente. A dosagem de ferro sérico mostrou que apenas pacientes do sexo masculino apresentam esse parâmetro abaixo do valor de referência, com um percentual de 11%. Para a ferritina 99% e 83% das mulheres e homens, respectivamente, apresentaram resultados acima do referenciado. No parâmetro índice de saturação da transferrina, no gênero masculino houve 6,7% abaixo do valor de referencia e apenas 1% para as mulheres. Correlacionando as variáveis de ferro com as variáveis hemoglobina e índice de saturação de transferrina, observou-se que houve correlação apenas em pacientes do sexo masculino. Dos pacientes masculinos 8 (10,6%) apresentaram ferro e hemoglobina abaixo dos valores de referencia, e quando comparado ferro e índice de saturação de transferrina, 5 (6,7%) apresentaram as variáveis abaixo dos valores referenciados, caracterizando a anemia ferropriva. O diagnóstico de anemia ferropriva em pacientes com problemas renais crônicos é de extrema importância, afim de que, os pacientes tenham melhor resposta ao tratamento com eritropoietina e uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
