EXPERIMENTAL STUDIES WITH SPECIES OF BAUHINIA (FABACEAE) TO EVALUATE THE ANTIDIABETIC ACTIVITY

Autores

  • C. S. PAULA Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v16i3.44386

Palavras-chave:

Farmácia

Resumo

Modelos de estudo in vivo e in vitro e em enzimas/receptores são utilizados quando se pretende comprovar a ação farmacológica de um determinado extrato e/ou princípio ativo obtido de plantas, além de elucidar o mecanismo de ação. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento da literatura sobre quais os ensaios que já foram realizados com plantas do gênero Bauhinia L. para verificar a atividade hipoglicemiante, e quais as espécies pesquisadas. Para isso, foi realizado uma revisão da literatura através de busca eletrônica nas bases de dados Pubmed, Science direct, Lilacs e na biblioteca eletrônica Scielo, publicados no período de 1995 à 2015 (20 anos), utilizando como descritores “Bauhinia” and “extract” and “hypoglycemic” or “antidiabetic”  seus correspondentes em português, “Bauhinia” e “extrato” e “hipoglicêmica” ou “antidiabético”. Foram localizados artigos relacionados à pesquisa com doze espécies de Bauhinia L. A Bauhinia forficata é a que mais apresenta estudos sobre o tema, sendo localizado 13 artigos, seguida da B. variegata com 4 estudos. Foi possível verificar que pouco se conhece sobre a atividade hipoglicemiantes das espécies de Bauhinia L., e que mais estudos são necessários para comprovar o uso popular.

Biografia do Autor

C. S. PAULA, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá (1993). Especialização em Farmacologia (2001), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Atuou em farmácia comunitária (1993-1998), foi farmacêutica militar no período de 1998-2005 atuando na farmácia hospitalar do Hospital Geral de Curitiba e farmacêutica do Centro de Informações sobre Medicamentos do Conselho regional de farmácia do estado do Paraná (2005-2010). Foi docente do curso de Farmácia na Universidade Federal do Paraná (2011-2012) ministrando as disciplinas de Estágio obrigatório em Farmácia, Atuação Profissional em farmácia e Estágio de Observação, e no Centro Universitário Campos de Andrade (08/2012-10/2014)ministrando as disciplinas de farmacognosia, farmacologia e toxicologia. Durante o doutorado atuou na área de pesquisa de insumos, medicamentos e correlatos, com ênfase em fitoquímica, química de produtos naturais, isolamento e identificação de substâncias, avaliação de atividade antioxidante, antibacteriana, toxicidade e atividade alelopática de extratos vegetais, e avaliação de farmacológica de extratos vegetais in vivo. Atualmente é Pós Doutoranda na Universidade Federal do Paraná integrante do projeto de pesquisa sobre os aspectos de cultivo e abordagem química de fungos patogênicos e micorrízicos de Pinus e sua aplicação na área farmacêutica, veterinária e agrícola.

Downloads

Publicado

20-04-2016

Como Citar

PAULA, C. S. (2016). EXPERIMENTAL STUDIES WITH SPECIES OF BAUHINIA (FABACEAE) TO EVALUATE THE ANTIDIABETIC ACTIVITY. Visão Acadêmica, 16(3). https://doi.org/10.5380/acd.v16i3.44386

Edição

Seção

Revisão