PHARMACOTHERAPEUTIC MONITORING OF HYPERTENSIVE PATIENTS IN PHARMACY SCHOOL - UFPB
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v16i1.41215Palavras-chave:
Atenção Farmacêutica, Hipertensão, FarmacoterapiaResumo
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença associada à elevação dos níveis da pressão arterial e tem sido umas das principais causadoras de morte do mundo. A prevenção, detecção, tratamento e controle da hipertensão são de grande importância para diminuição dos eventos cardiovasculares. A Atenção Farmacêutica tem por finalidade tornar o tratamento medicamentoso mais seguro, racional e eficiente. Procura detectar, prevenir e resolver problemas relacionados com medicamentos. Esse trabalho teve como objetivos acompanhar pacientes hipertensos e avaliar a efetividade farmacoterapêutica e incentivar a prática da Atenção Farmacêutica. No primeiro contato com os pacientes hipertensos era realizado preenchimento da ficha da Atenção Farmacêutica e medida da pressão arterial. A cada retorno do paciente verificava-se a pressão arterial e se estavam sendo cumpridas as recomendações médicas, além da avaliação das queixas dos pacientes em relação a saúde e problemas relacionados com medicamento (classificados segundo Consenso de Granada). Foram acompanhados 31 pacientes, sendo 29 hipertensos (16 homens e 13 mulheres). Os pacientes possuíam idade entre 35 e 81 anos. Dos 29 hipertensos, 18 apresentaram algum problema relacionado ao medicamento, sendo os mais frequentes o problemas relacionados com medicamento 1 e 5. Foi observado que a classe medicamentosa mais predominante foi a dos antagonistas do receptor angiotensina II e os medicamentos mais prescristos foram losartana, atenolol, anlodipino, captopril, hidroclorotiazida e valsartana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.