NEW DRUGS IN CLINICAL TRIALS FOR TREATMENT OF ALZHEIMER'S DISEASE

Autores

  • Evelise Fernandes PIETROVSKI Instituto Federal do Paraná
  • Dandiany Camily Kuczera SOFKA Centro Universitário Campos de Andrade
  • Rafaela Franco CLAUDINO Centro Universitário Campos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v16i2.40970

Palavras-chave:

Farmacologia, Doença de Alzheimer, Avaliação de Medicamentos.

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo crônico e progressivo manifestado por deterioração da memória e perda das funções cognitivas. Há várias hipóteses sobre as causas: perda do neurotransmissor acetilcolina (ACh), o depósito de peptídeo beta-amiloide formando as placas senis, os emaranhados neurofibrilares contendo a proteína TAU, mecanismos genéticos e inflamatórios. A atual farmacoterapia objetiva tratar sinais e sintomas gerados pela neurodegeneração. Portanto, objetivou-se apresentar os tratamentos farmacológicos que estão sendo avaliados em testes clínicos, que possam agir de maneira preventiva evitando a neurodegeneração irreversível. Também avaliar as drogas atuais com relação a efetividade e segurança do paciente. Entre os novos medicamentos podem ser citados: a terapia antiamilóide; agonista de receptor GLP-1R (GLP-1R), que promove a inibição da formação das placas senis; antagonistas do receptor histaminérgico H3, para aumento na liberação de ACh; o bexarotene, impede o acúmulo do beta-amilóide; os inibidores da enzima conversora angiotensina (IECA); vitaminas do complexo B, reduzem os níveis de homocisteína; as estatinas e os anti-inflamatórios. Apesar de vários medicamentos estarem em testes clínicos o tratamento da DA ainda é um desafio, uma vez que não se sabe como se inicia, dificultando a reversão da neurodegeneração e, consequentemente, os sintomas decorrentes.

 

Biografia do Autor

Evelise Fernandes PIETROVSKI, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002) e Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2009), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Tem experiência na área de Docência, com ênfase em Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cininas, doenças inflamatórias de pele e atividade antinociceptiva e anti-inflamatória de plantas medicinais.

Dandiany Camily Kuczera SOFKA, Centro Universitário Campos de Andrade

Farmacêutica pelo Centro Universitário Campos de Andrade.

Rafaela Franco CLAUDINO, Centro Universitário Campos de Andrade

Rafaela ingressou no curso de Farmácia e Bioquímica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curitiba/PR em 1999. Durante o período de graduação iniciou o estágio no laboratório de Química de Carboidratos da Universidade Federal do Paraná, sob a orientação do Prof. Dr. Marcello Iacomini. No final do curso de Graduação recebe o Prêmio Marcelino Champagnat por mérito acadêmico. Terminada a graduação, foi aprovada na seleção para o programa de Mestrado em Farmacologia do curso de pós-graduação em Farmacologia, da Universidade Federal de Santa Catarina sob orientação do Prof. Dr. João Batista Calixto. Durante o mestrado, foram desenvolvidas atividades de pesquisa com enfoque em inflamação. Durante o doutorado, na mesma instituição, atuou na área de farmacologia da dor e inflamação sob orientação do Prof. Dr. Giles Alexander Rae. Em 2011 completou 1 ano e meio de estágio de pós-doutorado no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora de Atenção Farmacêutica e Farmacologia no Centro Universitário Campos Andrade. Atualmente faz estágio de pós-doutorado no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Como Citar

PIETROVSKI, E. F., SOFKA, D. C. K., & CLAUDINO, R. F. (2015). NEW DRUGS IN CLINICAL TRIALS FOR TREATMENT OF ALZHEIMER’S DISEASE. Visão Acadêmica, 16(2). https://doi.org/10.5380/acd.v16i2.40970

Edição

Seção

Revisão