QUALITY CONTROL PARAMETERS OF Psychotria fractistipula L.B. Sm., Klein & Delprete (RUBIACEAE): LOSS ON DRYING, TOTAL ASH AND PHYTOCHEMICAL SCREENING.
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v15i4.40032Palavras-chave:
Psychotria fractistipula, Controle de qualidade, Umidade, Cinzas, Prospecção fitoquímica,Resumo
As plantas medicinais são utilizadas por 80% da população de países em desenvolvimento, representando uma renda de 22 bilhões de dólares ao ano. As análises de umidade, cinzas e prospecção fitoquímica são essenciais para a caracterização das espécies vegetais auxiliando na identificação de espécies vegetais no processo de controle de qualidade. A espécie Psychotria fractistipula não apresenta uso popular, mas tem-se um grande interesse nas plantas do gênero Psychotria por apresentarem alcalóides alucinógenos em sua composição. O estudo farmacognóstico foi realizado devido a poucos estudos realizados com a espécie. As folhas de Psychotria fractistipula apresentaram umidade de 12,53% e os caules 9,43%, o teor de cinzas das folhas foi de 9,43% enquanto que nos caules foi de 4,06% segundo o estudo realizado. Na prospecção fitoquímica realizada em cromatografia de camada delgada a espécie apresentou em sua composição flavonoides, alcaloides, taninos, esteroides e triterpenos, os quais estão presentes em seu caule e folhas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
