Open Journal Systems

QUALITY CONTROL PARAMETERS OF Psychotria fractistipula L.B. Sm., Klein & Delprete (RUBIACEAE): LOSS ON DRYING, TOTAL ASH AND PHYTOCHEMICAL SCREENING.

Camila Freitas de OLIVEIRA, Vinicius Bednarczuk OLIVEIRA, Fernanda Freitas OLIVEIRA, Obdulio Gomes MIGUEL, Marilis Dallarmi MIGUEL

Resumo


As plantas medicinais são utilizadas por 80% da população de países em desenvolvimento, representando uma renda de 22 bilhões de dólares ao ano. As análises de umidade, cinzas e prospecção fitoquímica são essenciais para a caracterização das espécies vegetais auxiliando na identificação de espécies vegetais no processo de controle de qualidade. A espécie Psychotria fractistipula não apresenta uso popular, mas tem-se um grande interesse nas plantas do gênero Psychotria por apresentarem alcalóides alucinógenos em sua composição. O estudo farmacognóstico foi realizado devido a poucos estudos realizados com a espécie. As folhas de Psychotria fractistipula apresentaram umidade de 12,53% e os caules 9,43%, o teor de cinzas das folhas foi de 9,43% enquanto que nos caules foi de 4,06% segundo o estudo realizado. Na prospecção fitoquímica realizada em cromatografia de camada delgada a espécie apresentou em sua composição flavonoides, alcaloides, taninos, esteroides e triterpenos, os quais estão presentes em seu caule e folhas. 


Palavras-chave


Psychotria fractistipula; Controle de qualidade; Umidade; Cinzas; Prospecção fitoquímica;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v15i4.40032