NUTRICOSMETICS: AN INNOVATIVE CONCEPT.

Autores

  • Audrey Alesandra Stinghen Garcia LONNI Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna Fernanda Nunes RUIZ Universidade Estadual de Londrina
  • Clisia Mara CARREIRA Universidade Estadual de Londrina
  • Karina Fernandes RUIZ Sociedade Brasileira de Educação.
  • Guilherme Henrique Dantas PALMA Universidade Estadual de Londrina
  • Vanessa Francisquini GONÇALVES Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v15i2.36722

Palavras-chave:

Tecnologia de Cosméticos, Tecnologia de Alimentos, Farmacotécnica

Resumo

Devido à grande expansão do segmento de cosméticos novos produtos são lançados no mercado em velocidade acelerada. Para se destacar entre tantos lançamentos é necessário possuir um diferencial. Nos últimos anos este diferencial surgiu como um novo conceito de produto, os nutricosméticos. Conhecidos como pílulas da beleza são a combinação de alimento, cosmético e medicamento e promovem a boa aparência através de um organismo saudável. O grande diferencial dos nutricosméticos em relação aos cosméticos convencionais é que ele é administrado por via oral e não topicamente, por isso diz ser capaz de promover a beleza de dentro para fora. São suplementos alimentares que contém ingredientes ativos capazes de produzir variados efeitos no organismo como ação antienvelhecimento cutâneo, antiacne, redução da adiposidade cutânea, fotoproteção, antiqueda capilar, entre outros. Embora seja notável o esforço da comunidade científica em comprovar a eficácia destes compostos ainda se faz necessário muitos estudos nesta área, principalmente tratando-se da segurança destes produtos. Esta revisão tem como objetivo elucidar o conceito de nutricosméticos, bem como apresentar estudos clínicos que comprovam a eficácia de determinados compostos ativos. Esclarecer como a agência de vigilância sanitária (ANVISA) classifica estes novos produtos e qual é o perfil do consumidor e as estratégias de marketing para atingi-lo. Todos os aspectos desta revisão contribuem para um entendimento holístico do impacto deste novo conceito no mercado cosmético.

Biografia do Autor

Audrey Alesandra Stinghen Garcia LONNI, Universidade Estadual de Londrina

Depto.  Ciências Farmacêuticas. Area Cosmetologia.

Bruna Fernanda Nunes RUIZ, Universidade Estadual de Londrina

Acadêmica do Curso de Farmácia da Universidade Estadual de Londrina

Clisia Mara CARREIRA, Universidade Estadual de Londrina

Depto. de Ciências Farmacêuticas. Area Nutrição.

Karina Fernandes RUIZ, Sociedade Brasileira de Educação.

Núcleo de Nutracêuticos e Nutricosméticos. Área Nutrição.

Guilherme Henrique Dantas PALMA, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Graduação Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher. Área Nutrição.

Vanessa Francisquini GONÇALVES, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Graduação Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher. Área Nutrição.

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Publicado

2014-10-22

Como Citar

LONNI, A. A. S. G., RUIZ, B. F. N., CARREIRA, C. M., RUIZ, K. F., PALMA, G. H. D., & GONÇALVES, V. F. (2014). NUTRICOSMETICS: AN INNOVATIVE CONCEPT. Visão Acadêmica, 15(2). https://doi.org/10.5380/acd.v15i2.36722

Edição

Seção

Revisão