GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-VAGEM TRATADAS COM MICRONUTRIENTES

Autores

  • Silvana Ohse UEPG
  • Luana Barzotto Godoi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bráulio Luciano Alves Rezende IFES/Campus de Vila Velha/ES
  • Rosana Fernades Otto UEPG
  • Amanda Regina Godoy UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v15i1.35461

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris L., tratamento de sementes, fitoestimuladores

Resumo

Existem no mercado vários produtos contendo micronutrientes, os quais podem ser recomendados para aplicação via tratamento de sementes, visando melhorar o enraizamento e o desenvolvimento inicial de plântulas. No entanto, esses produtos não foram testados até então para olerícolas, dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses de produtos comerciais contendo micronutrientes sobre a germinação e o vigor de sementes de feijão-vagem ‘Líder’. O trabalho foi executado no Laboratório de Análise de Sementes da UEPG. No experimento 1 testou-se o produto contendo N, K, Cu, Fe, Mn e Zn (Always®=P1) e no experimento 2 o produto contendo N, Co e Zn (Ever®=P2). Os tratamentos constaram de sete doses para cada produto (0; 2; 4; 8; 10; 12 e 16 mL.kg-1 sementes), conduzidos em delineamento inteiramente casualizado. Com a aplicação das doses 9,9 e 12,4 mL.kg-1 sementes de P1 e P2, a germinação foi 38 e 40% maior em relação à testemunha, respectivamente. A aplicação tanto de Always® quanto de Ever® via tratamento de sementes influenciou positivamente a germinação e o vigor de sementes de feijão-vagem ‘Líder’, porém, sobre o vigor o efeito do produto Always® foi mais pronunciado.

Biografia do Autor

Silvana Ohse, UEPG

Professora de Fisiologia Vegetal do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Curso de Agronomia - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, Brasil. Campus de Uvaranas - Bloco F. Av. Carlos Cavalcanti, n. 4748 - Uvaranas - CEP 84030-900.

Luana Barzotto Godoi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Agronomia-UEPG

Bráulio Luciano Alves Rezende, IFES/Campus de Vila Velha/ES

Engenheiro Agrônomo, Professor e Coordenador da Área de Ciências Biológicas e da Saúde, IFES/Campus de Vila Velha/ES, Brasil. Av. Vitória, 1729, Jucutuquara. CEP:2 9040-780, Vitória-ES. IFES- Departamento de Química:

Rosana Fernades Otto, UEPG

Professora de Olericultura do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Curso de Agronomia - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, Brasil. Campus de Uvaranas - Bloco F. Av. Carlos Cavalcanti, n. 4748 - Uvaranas - CEP 84030-900.

Amanda Regina Godoy, UEPG

Professora de Olericultura do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade, Curso de Agronomia - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, Brasil. Campus de Uvaranas - Bloco F. Av. Carlos Cavalcanti, n. 4748 - Uvaranas - CEP 84030-900.

Downloads

Publicado

05/12/2014

Como Citar

Ohse, S., Barzotto Godoi, L., Alves Rezende, B. L., Fernades Otto, R., & Godoy, A. R. (2014). GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO-VAGEM TRATADAS COM MICRONUTRIENTES. Visão Acadêmica, 15(1). https://doi.org/10.5380/acd.v15i1.35461

Edição

Seção

Artigos