PROFILE OF DIABETIC PATIENTS HOSPITALIZED IN A PUBLIC HOSPITAL OF CURITIBA - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v13i3.27717Palavras-chave:
diabetes mellitus, estado nutricional, perfilResumo
O objetivo deste trabalho é caracterizar o perfil de diabéticos internados em um hospital público do município de Curitiba - PR, analisando algumas variáveis como: sexo, idade, classificação do tipo de diabetes, presença de outras doenças associadas, estado nutricional através do IMC, tratamento utilizado e conhecimento sobre alimentos funcionais. A metodologia utilizada foi um estudo transversal realizado com 34 diabéticos com idade superior a 18 anos internados no Hospital de Clínicas/UFPR. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário constituído por perguntas que visaram à identificação do paciente, formas de tratamento utilizadas e a verificação do conhecimento sobre alimentos funcionais. Os dados coletados foram tabulados no programa Libre Office 3.5®. Os resultados obtidos foram analisados por meio da estatística descritiva. Dentre os resultados observou-se que 19 pacientes (55,88%) eram do sexo feminino e 15 ( 44,12%) eram do sexo masculino. A prevalência de portadores de diabetes tipo 2 foi maior, representando 30 diabéticos (88,24%) da amostra. Mais da metade da amostra (58,82%) realizavam terapia nutricional, sendo que apenas 12 indivíduos (35,29%) haviam recebido informações sobre alimentos funcionais. Em relação ao estado nutricional, em indivíduos com idade inferior a 60 anos a maior prevalência foi de obesidade (41,18%) e em pacientes com idade superior a 60 anos foi o sobrepeso (64,7%).
Conclui-se que na amostra estudada, a maioria eram portadores de diabetes tipo 2, o que justifica a alta prevalência de sobrepeso e obesidade. A população realiza tratamento nutricional e medicamentoso, porém a prática de exercícios físicos é restrita bem como o conhecimento sobre alimentos funcionais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
