CARACTERIZAÇÃO ERITROCITOMÉTRICA DIFERENCIAL ENTRE PORTADORES DE ANEMIA POR DEFICIÊNCIA DE FERRO, TRAÇO FALCIFORME E BETA TALASSEMIA MENOR
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v9i2.14649Resumo
O número de funções discriminantes baseadas na automação, incorporou vários parâmetros relacionados ás células eritrocitárias, que foram desenvolvidas para diferenciar as várias formas de anemia. O objetivo deste trabalho, foi estabelecer padrões de diferenciação através dos índices eritrocitométricos em três estados patológicos do metabolismo da hemoglobina: a deficiência de ferro, o traço falciforme e a beta talassemia menor. A deficiência de ferro foi caracterizada em pacientes com níveis de ferritina abaixo de 10 ng/dL, enquanto que a beta talassemia menor e o traço falciforme foram definidas pela resistência osmótica alterada, teste de solubilidade para a hemoglobina S e eletroforese de hemoglobina. O grupo de talassêmicos revelou característica marcante em relação à elevada contagem de eritrócitos (acima de 5 milhões/mm3), diminuição do VCM e HCM (respectivamente abaixo de 71 fL e 24 pg) e presença de ponteado basófilo em todas as extensões sangüíneas analisadas, já no grupo deficiente de ferro houve grande variação quanto ao grau de microcitose e hipocrômia, podendo apresentar parâmetros semelhantes aos encontrados na beta talassemia menor. Por outro lado, o grupo de portadores do traço falciforme, apresentaram normocitose e normocromia . A elevação do RDW acima de 20% foi encontrada apenas no grupo deficiente de ferro, porém valores acima do normal (14,5%) foram encontrados nas três patologias, dificultando uma diferenciação por este parâmetro. Nosso estudo permite concluir que é possível presumir os portadores de beta talassemia menor, diferenciando-os daqueles portadores de anemia por deficiência de ferro e solicitar eletroforese de hemoglobina quantitativa, mas não é possível suspeitar dos que seriam portadores do traço falciforme, apenas pelos dados do eritrograma.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.