ESTUDOS DE ESTABILIDADE ACELERADA DE EMULSÕES MANIPULADOS CONTENDO O ANTIVIRAL ACICLOVIR

Autores

  • Monique Carniel BELTRAMI UFSC
  • Rosana BASSO UFSC
  • Marcos Antônio Segatto SILVA UFSC
  • Simone CARDOSO UFSC
  • Hellen Karine STULZER UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v9i2.14644

Resumo

A escolha adequada do veículo à qual a substância ativa será incorporada é de fundamental importância para a estabilidade e absorção da mesma. Além disso, tem por finalidade avaliar o comportamento dos medicamentos em função do tempo e a influência de uma variedade de condições e fatores.

No presente estudo foi avaliada a influência de três distintas bases: aniônica (Lanette®), não-iônica (Cosmowax®) e iônica (A/E 165M®) na estabilidade de emulsões contendo aciclovir, comparando-as entre si e com o medicamento referência Zovirax® e genérico (Medley). Os parâmentos avaliados foram, propriedades físicas, pH, separação de fases e doseamento.

Os estudos de estabilidade indicaram que as três amostras manipuladas apresentaram concentração inicial de aciclovir e pH abaixo do preconizado. A base Cosmowax® apresentou coloração amarelada após 28 dias de análise e aspecto grumoso. A mesma também indicou contaminação microbiana e maior degradação quando submetida a valores de temperatura e umidade elevados, possuindo assim, um menor prazo de validade quando comparado às demais formulações manipuladas.

Downloads

Como Citar

BELTRAMI, M. C., BASSO, R., SILVA, M. A. S., CARDOSO, S., & STULZER, H. K. (2008). ESTUDOS DE ESTABILIDADE ACELERADA DE EMULSÕES MANIPULADOS CONTENDO O ANTIVIRAL ACICLOVIR. Visão Acadêmica, 9(2). https://doi.org/10.5380/acd.v9i2.14644

Edição

Seção

Artigos