ESTUDOS DE ESTABILIDADE ACELERADA DE EMULSÕES MANIPULADOS CONTENDO O ANTIVIRAL ACICLOVIR
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v9i2.14644Resumo
A escolha adequada do veículo à qual a substância ativa será incorporada é de fundamental importância para a estabilidade e absorção da mesma. Além disso, tem por finalidade avaliar o comportamento dos medicamentos em função do tempo e a influência de uma variedade de condições e fatores.
No presente estudo foi avaliada a influência de três distintas bases: aniônica (Lanette®), não-iônica (Cosmowax®) e iônica (A/E 165M®) na estabilidade de emulsões contendo aciclovir, comparando-as entre si e com o medicamento referência Zovirax® e genérico (Medley). Os parâmentos avaliados foram, propriedades físicas, pH, separação de fases e doseamento.
Os estudos de estabilidade indicaram que as três amostras manipuladas apresentaram concentração inicial de aciclovir e pH abaixo do preconizado. A base Cosmowax® apresentou coloração amarelada após 28 dias de análise e aspecto grumoso. A mesma também indicou contaminação microbiana e maior degradação quando submetida a valores de temperatura e umidade elevados, possuindo assim, um menor prazo de validade quando comparado às demais formulações manipuladas.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.