VALIDAÇÃO DE METODOLOGIA ANALÍTICA PARA QUANTIFICAÇÃO DE PIROXICAM EM CÁPSULAS DE GELATINA POR ESPECTROFOTOMETRIA ULTRAVIOLETA (UV)
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v8i2.11671Resumo
A validação é essencial para definir se uma metodologia desenvolvida está completamente adequada aos objetivos a que se destina, a fim de se obter resultados confiáveis que possam ser satisfatoriamente interpretados. Além disso, pode ser considerada um dos principais instrumentos de garantia da qualidade. Foram avaliados os parâmetros de especificidade, seletividade, limite de quantificação, linearidade, intervalo, precisão (repetibilidade e precisão intermediária) e exatidão. A linearidade apresentou coeficiente de correlação igual a 0,99975 no intervalo de 2– 8 µg/mL. Os excipientes contidos na formulação não são absorvidos no comprimento de onda utilizado, não interferindo assim na análise e quantificação da substância ativa. A quantificação de piroxicam em cápsulas de gelatina através de espectrofotometria UV no comprimento de 333 nm foi aprovada em todos os parâmetros analisados, sendo portanto, devidamente validada.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
