ILUSTRAÇÃO DE CARACTERES MICROSCÓPICOS DE DROGAS VEGETAIS PARA O CONTROLE DE QUALIDADE FARMACOGNÓSTICO. I. PEUMUS BOLDUS MOLINA E M IKANIA GLOMERATA SPRENG.

Autores

  • Marcia do Rocio DUARTE UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v8i1.11658

Palavras-chave:

Droga vegetal, farmacopéia, ilustração, microscopia.

Resumo

Nas monografias farmacopéicas de drogas vegetais constam diversas análises a serem realizadas para o controle de qualidade farmacognóstico. A etapa inicial se refere à identificação da amostra, com base em descrições macro e microscópica do material. Como forma de complementar essas descrições e favorecer o reconhecimento dos caracteres morfológicos, este trabalho objetivou apresentar ilustrações anatômicas de duas drogas farmacopéicas: Peumus boldus Molina e Mikania glomerata Spreng. Amostras de folhas foram fixadas, seccionadas à mão livre ou emblocadas em glicometacrilato e seccionadas em micrótomo, e os cortes foram corados. Dentre os caracteres anatômicos observados, as ilustrações de P. boldus destacam os tricomas tectores estelares, a hipoderme junto à face adaxial e as células oleíferas no mesofilo dorsiventral. Em M. glomerata, os tricomas glandulares curvos inseridos em depressão epidérmica, a hipoderme descontínua e os dutos secretores nas proximidades dos feixes vasculares são indicados nas ilustrações.

Downloads

Como Citar

DUARTE, M. do R. (2007). ILUSTRAÇÃO DE CARACTERES MICROSCÓPICOS DE DROGAS VEGETAIS PARA O CONTROLE DE QUALIDADE FARMACOGNÓSTICO. I. PEUMUS BOLDUS MOLINA E M IKANIA GLOMERATA SPRENG. Visão Acadêmica, 8(1). https://doi.org/10.5380/acd.v8i1.11658

Edição

Seção

Artigos