ILUSTRAÇÃO DE CARACTERES MICROSCÓPICOS DE DROGAS VEGETAIS PARA O CONTROLE DE QUALIDADE FARMACOGNÓSTICO. I. PEUMUS BOLDUS MOLINA E M IKANIA GLOMERATA SPRENG.
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v8i1.11658Palavras-chave:
Droga vegetal, farmacopéia, ilustração, microscopia.Resumo
Nas monografias farmacopéicas de drogas vegetais constam diversas análises a serem realizadas para o controle de qualidade farmacognóstico. A etapa inicial se refere à identificação da amostra, com base em descrições macro e microscópica do material. Como forma de complementar essas descrições e favorecer o reconhecimento dos caracteres morfológicos, este trabalho objetivou apresentar ilustrações anatômicas de duas drogas farmacopéicas: Peumus boldus Molina e Mikania glomerata Spreng. Amostras de folhas foram fixadas, seccionadas à mão livre ou emblocadas em glicometacrilato e seccionadas em micrótomo, e os cortes foram corados. Dentre os caracteres anatômicos observados, as ilustrações de P. boldus destacam os tricomas tectores estelares, a hipoderme junto à face adaxial e as células oleíferas no mesofilo dorsiventral. Em M. glomerata, os tricomas glandulares curvos inseridos em depressão epidérmica, a hipoderme descontínua e os dutos secretores nas proximidades dos feixes vasculares são indicados nas ilustrações.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.