MORTALIDADE POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO CARIRI: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO

Autores

Resumo

As Doenças Cardiovasculares (DCV) figuram como uma das principais causas de morte no mundo, especialmente em países de baixa renda. No Brasil, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a principal causa de morbimortalidade por doenças cardiovasculares, representando 24,17% dos óbitos no ano de 2023. O IAM ocorre devido à obstrução das artérias coronárias, frequentemente associada à Doença Arterial Coronariana (DAC), que é influenciada por fatores de risco como tabagismo, diabetes, sedentarismo e hipertensão. A região do Cariri, no Ceará, apresenta uma das maiores taxas de mortalidade por IAM, suscitando questões sobre o perfil social das vítimas e estratégias de prevenção para reduzir esses índices. Diante do exposto, objetivou-se analisar a incidência de infarto agudo do miocárdio no Ceará, sobretudo na região do Cariri. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, em que foi implementada a coleta e a análise de dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do DataSUS referentes à mortalidade por IAM na região caririense durante os anos de 2019 à 2023, incluindo variáveis como sexo, estado civil, faixa etária, raça e escolaridade, tempo de internação, município e ano de ocorrência da morte. Espera-se que os resultados possam apoiar a criação de medidas preventivas, diagnósticas e assistenciais para enfrentar essa condição, que é uma preocupação crescente no Brasil e globalmente.

Biografia do Autor

Bianca Luz De Oliveira Linhares Silva, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Medicina pela Universidade Regional do Cariri. 

Julio Cesar Silva, Universidade Regional do Cariri

Docente do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Iarny Silvestre de Alencar, Universidade Regional do Cariri

Graduando em medicina pela Universidade Regional do Cariri. 

Caio César Vieira Rocha, Universidade Regional do Cariri

Professor universitário no Departamento de Medicina da Universidade Regional do Cariri, formado em odontologia. Especialista e farmacologia clínica. 

Downloads

Publicado

11-09-2025

Como Citar

Silva, B. L. D. O. L., Silva, J. C., Iarny Silvestre de Alencar, & Caio César Vieira Rocha. (2025). MORTALIDADE POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO CARIRI: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO. Visão Acadêmica, 26(3). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/100047

Edição

Seção

Artigos