Revista da ABRALIN

Revista da ABRALIN

Lançada em 2002, a Revista da Abralin – RAbralin, ligada à Associação Brasileira de Linguística, foi publicada inicialmente em versão impressa (O ISSN dessa versão era 1678-1805). Desde 2011, a Revista da ABRALIN é uma publicação somente eletrônica. Seu novo ISSN 0102-7158.

Até 2012, o portal da ABRALIN, gerido pela Secretaria da Associação, dava acesso a todos os números da revista já publicados. Posteriormente, o portal passou a disponibilizar somente um único número de revista, apresentado como “o mais recente”.

Nesse quadro, à época, o editor Prof. Dr. Rodolfo Ilari da UNICAMP solicitou e obteve do SER-UFPr o compromisso de disponibilizar eletronicamente toda a coleção da RAbralin, uma solução que apresenta três vantagens em relação à do portal da ABRALIN:

(a) torna a revista independente das mudanças de diretoria da associação [e das mudanças de prioridades decorrentes das mudanças de diretoria];

(b) é gratuita;

(c) é feita por profissionais.

Desde maio de 2013, está em andamento a postagem da coleção da revista junto ao SER-UFPr.  O link http:http://revistas.ufpr.br/abralin/issue/archive dá acesso aos números assim postados.

A Revista da Abralin, ao longo de seus 15 anos de existência, publicou mais 30 volumes de artigos e atualmente tem estrato Qualis-Capes B1 (avaliação de 2015), estando indexada nas seguintes bases de dados: MLA, DOAJ, SumáriosOrg, DiadorimLivRe!, Latindex, OasisBr, IBICT e Google Acadêmico.

A RAbralin pode ser acessada na base do Portal de Periódicos da Capes, no site da ABRALIN, no SER da UFPr e é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e ao CrossRef. Também está identificada pelo prefixo DOI (Digital Object Identifier).

 

A Revista da Abralin está permanentemente aberta à submissão de artigos por meio do link de submissão. Serão aceitos artigos de doutores, doutorandos e mestres; e de graduandos, graduados e mestrandos, quando em coautoria com mestres, doutorandos ou doutores. Os textos submetidos para publicação poderão ser escritos em português, francês, inglês ou espanhol. Caberá à Comissão Editorial a decisão sobre a publicação de textos em outras línguas e também de edições temáticas.

Para qualquer dúvida ou informação, entre em contato pelo e-mail: melias@ufc.br

Notícias

 

Chamada para dossiê na Revista da Abralin

 

Chamada para dossiê na Revista da Abralin

Contribuições da Teoria Gerativa e da Psicolinguística para a educação linguística

Organizadores: Eloisa Pilati (UnB) e Marcus Maia (UFRJ)

Este número da Revista da Abralinpretende reunir artigos que se proponham a abordar, discutir e investigar as contribuições de estudos que se desenvolvem a partir de uma concepção inatista do saber gramatical podem dar para temas relacionados à educação em língua materna ou estrangeira. Sabemos que a linguagem é uma característica definidora da singularidade humana. Por esse motivo, os fundamentos cognitivos, motores e neurais que caracterizam as línguas humanas têm sido foco de pesquisas nas ciências sociais e biológicas há mais de 200 anos. No âmbito dos estudos linguísticos, desde a década de 1950, com a inauguração da Teoria Gerativa por Noam Chomsky, inúmeras pesquisas têm sido feitas sob tal perspectiva. A hipótese inicial desses estudos é a de que os seres humanos são dotados de Faculdade da Linguagem, uma capacidade biológica que lhes permite adquirir línguas, de forma natural, bastando para isso a interação entre sua Gramática Universal (estado inicial da Faculdade da Linguagem) e os dados do meio ambiente. Desde a década de 1950, muitas pesquisas já foram feitas e atualmente muito já se sabe sobre a organização da gramática na mente dos falantes e sobre fenômenos linguísticos que guiam as gramáticas das línguas naturais. Todavia, ao mesmo tempo em que se atesta o aprofundamento de discussões dessa natureza, há pouca utilização das descobertas e dos conhecimentos advindos da Teoria Gerativa em documentos oficiais e curriculares da educação básica e na formação de professores. Há também poucos debates sobre possibilidades de transposições didáticas necessárias para adequar aspectos de pesquisa básica para o ensino. Além disso, a Psicolinguística, que tem dialogado produtivamente com a teoria chomskyana desde seu início, vem mais recentemente procurando explorar de modo mais efetivo as possibilidades de translação para a educação de suas teorias e técnicas (cf. Maia, 2018), sendo importante contribuir para estreitar o diálogo entre linguistas teóricos e psicolinguistas. Considerando essas questões, este número da Revista da Abralin pretende contribuir para que essas lacunas deixem de existir, trazendo artigos que mostrem as contribuições dos estudos teóricos e psicolinguísticos de base gerativista para a educação linguística.

Os artigos devem ser submetidos para avaliação até 17 de outubro de 2018, pelo endereço eletrônico revistadaabralinteoriaepsico@gmail.com. Os artigos devem ter até 12 mil palavras, fonte Times New Roman 12pt, espaçamento 1,5 entre linhas, com figuras e tabelas inseridas no texto e nãona forma de anexos. As referências bibliográficas, ao final do texto, devem observar as normas da ABNT. 

 
Publicado: 2018-08-25 Mais...
 
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v. 16, n. 3 (2017): Janeiro a Abril

Sumário

Artigos

Manoel Mourivaldo SANTIAGO-ALMEIDA, Lígia Mara Boin Menossi de ARAUJO
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Isabela Santos de ALMEIDA, Rosa BORGES
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Renata Ferreira COSTA
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Ceila Maria FERREIRA
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Ana Carolina de Souza FERREIRA
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Flávia Barretto Corrêa CATITA
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Brian Galdino da SILVA
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Milena Borges de BORGES
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Rita de Cássia Ribeiro de QUEIROZ
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Rosicleide Rodrigues GARCIA
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José da Silva SIMÕES, Verena KEWITZ
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Sandro Marcío Drumond Alves MARENGO
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Christiane Benones OLIVEIRA, Marcus Vinícius Pereira das DORES, Soélis Teixeira do Prado MENDES
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Vanessa Regina Duarte XAVIER
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Antônio Fábio CARVALHO, Camila Lemos de ALMEIDA, Elias Alves de ANDRADE
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Cynthia Elias de Leles VILAÇA
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Jorge Viana de MORAES
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Maria Célia LIMA-HERNANDES, Patrícia CARVALHINHOS
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Michele Barth MAGGI
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Norma Suely da Silva PEREIRA
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Myriam Rossi Sleiman GHOLMIE
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Expedito Eloísio XIMENES, Manoel Mourivaldo SANTIAGO-ALMEIDA
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Vanderci de Andrade AGUILERA, Hélen Cristina da SILVA
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