Como ingressar

Etapas a serem seguidas para o ingresso de um periódico na Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR (BDP/UFPR).

1ª ETAPA: Caracterizar-se como produção científica de acesso livre, público e gratuito,  ligada institucionalmente à UFPR. Em outras palavras, os periódicos devem ser vinculados aos programas de pós-graduação, graduação, núcleos de pesquisas e/ou outras unidades da UFPR e devem ser publicados e disponibilizados de forma pública e gratuita.

A BDP/UFPR apoia e adota o modelo de acesso aberto às suas publicações, vetando completamente qualquer tipo de cobrança em qualquer etapa do processo de editoração. Seja durante a submissão de trabalhos, publicação ou disponibilização e acesso. Assim, revistas que não respeitarem estes princípios não serão aceitas.

2ª ETAPA: Preencher este formulário de solicitação de ingresso.

3ª ETAPA: Abrir processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e encaminhá-lo ao Repositório Digital Institucional da UFPR/BDP, vinculado ao Sistema de Bibliotecas (SiBI/UFPR), solicitando análise para inclusão do Periódico na BDP/UFPR.

Resumo do Assunto: Proposta de inserção do periódico “nome do periódico” na Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR.

Documentos que devem constar no Processo:

– Extrato de Ata da instância que indicou o Periódico como institucional (Resolução n. 22/13- CEPE);

Ofício para solicitação de ingresso de Periódico;

Projeto preenchido.

4ª ETAPA: Aguardar análise da equipe de gestão da BDP/UFPR.

5ª ETAPA: A análise da equipe de gestão da BDP/UFPR será apresentada ao Conselho de Editores. Após a reunião do conselho, será encaminhado ao editor da revista o parecer sobre a inclusão do periódico na Biblioteca Digital.
– Parecer favorável: a equipe de gestão orientará quanto à inserção do periódico na Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR.
– Parecer não favorável: a equipe de gestão da Biblioteca Digital prestará orientação quanto às adequações necessárias para uma nova submissão de proposta.

Para mais esclarecimentos ou questões relacionadas ao processo: bdp@ufpr.br