Open Journal Systems

A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística

Wilson de Souza Nogueira, Rafael de Figueiredo Lopes

Resumo


No artigo se busca refletir acerca de clichês associados ao imaginário sobre o Brasil, especialmente, ao Rio de Janeiro e à Amazônia, a partir de cenas do filme de animação Rio2. O objetivo é compreender, pela perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, reelaborações de aspectos culturais, produzidas para atender demandas da indústria cinematográfica, bem como suas imbricações com estratégias de desenvolvimento do turismo. A metodologia é baseada em revisão bibliográfica aliada à visualização e análise do filme. Pelo estudo, percebeu-se que o filme reproduz estereótipos consolidados no processo histórico e suscita aspectos de promoção ao turismo e megaeventos.


Palavras-chave


Turismo; Ecossistemas Comunicacionais; Rio 2; Imaginário; Clichês

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v10i1.48677