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Brinquedos do Carnaval Pernambucano: Um “Campo de Lutas” Cultural entre Maracatu Rural e Ursos na Perspectiva da Construção Social Bourdiesiana

Roberta de Albuquerque Pereira

Resumo


Inseridos em um cenário onde as relações de produção e trocas orientam a vida social contemporânea, vive-se, constantemente, disputando espaço e reconhecimento. No que diz respeito a cultura, essa perspectiva não é diferente, estando-se inseridos em uma lógica mercantil, que levam as pessoas a buscar distinção por meio de uma dinâmica de poder. Nesse sentido, a fim de conhecer com maior profundidade as características desse fenômeno, no presente artigo1 se propõe a analisar como estava ocorrendo o processo de distinção entre Maracatu Rural e Ursos, através de uma análise comparativa entre estes, para identificar o que levaria um brinquedo a ser mais reconhecido que outro. Para dar suporte a compreensão desse fenômeno, utilizou-se a teoria Sociológica Econômica de Pierre Bourdieu (2001), uma vez que possibilita entender a estrutura da sociedade dentro de uma dinâmica econômica. O problema de pesquisa é de cunho qualitativo, com caráter interpretativista e etnográfico. Como resultado, identificou-se a distinção do Maracatu Rural sobre os Ursos devido as influências políticas, sociais, econômicas e simbólicas. Esta pesquisa foi realizada no carnaval de 2013 e 2014, das cidades do Recife (PE), Nazaré da Mata (PE) e Aliança (PE).


Palavras-chave


Turismo; Poder; Distinção; Produto Cultural; Maracatu Rural; Ursos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v9i3.47756