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Turismo rural pedagógico como prática educativa que favorece a aprendizagem: a impressão de um grupo de professoras

Angela Luciane Klein, Marcelino de Souza

Resumo


Os desafios que o sistema educacional apresenta ao longo destes últimos anos demandam práticas educativas inovadoras. Neste sentido, o presente artigo tem como propósito discutir a respeito da impressão de um grupo de professoras sobre o turismo rural pedagógico enquanto prática educativa que favorece a aprendizagem. Trata-se, pois, de um recorte da pesquisa científica realizada no ano de 2011, em nível de mestrado, cujas análises contemplaram duas experiências de turismo rural pedagógico: o projeto ‘Viva Ciranda’, em Joinville, SC e o Roteiro ‘Caminhos Rurais’ de Porto Alegre, RS. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 22 professoras, responsáveis pelas turmas de alunos que visitaram as propriedades rurais pedagógicas nos meses de agosto a novembro de 2011. Deste grupo, 14 atuavam em escolas municipais de Joinville e 8 em escolas particulares de Porto Alegre. Os resultados evidenciaram uma impressão favorável por parte das professoras. Para essas profissionais, as atividades desenvolvidas no âmbito das propriedades rurais, além de favorecer o aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos específicos desenvolvidos em sala de aula, também possibilitaram a compreensão e valorização do trabalho do agricultor e das suas atividades produtivas. Conclui-se, desse modo, que a prática do turismo rural pedagógico emergiu como uma atividade que permite aos alunos experiências enriquecedoras e aos professores, uma maneira de ensinar os conteúdos trabalhados em sala de aula, relacionando teoria e prática, confirmada pelas impressões analisadas. 


Palavras-chave


Educação; Práticas educativas; Turismo rural pedagógico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/tes.v8i3.41056