Open Journal Systems

QUEM TAXA E QUEM GASTA: A BARGANHA FEDERATIVA NA FEDERAÇÃO BRASILEIRA

Marta Arretche

Resumo



Este artigo analisa as relações de autonomia e coordenação da federação brasileira, pelo exame da trajetória
das decisões em matéria fiscal e tributária. Desagrega distintas dimensões da questão e conclui que,
na história brasileira, as disputas federativas deslocaram-se das áreas de tributação exclusiva para o
sistema de transferências fiscais. Além disso, o modelo brasileiro tendeu a combinar a descentralização de
receitas com a centralização da autoridade sobre as decisões de arrecadação e de gasto, isto é, a limitação
da autonomia dos governos subnacionais para a regulamentação da cobrança de impostos e do destino do
gasto. Mudanças de regime político não são suficientes para explicar as mudanças no sistema tributário e
fiscal; a centralização decisória e o padrão de alianças em cada arena particular permitem melhor explicar
essas variações.

WHO TAXES AND WHO SPENDS: THE FEDERATIVE BARGAIN IN THE BRAZILIAN
FEDERATION

Abstract


This article analyzes the relations of autonomy and coordination of the Brazilian federation, through
examination of the trajectory of fiscal and taxation decisions. It disaggregates different dimensions
of the phenomenon and concludes that, in Brazilian history, federative disputes have been dislocated
from the areas of exclusive taxation to a system of fiscal transfer. Furthermore, the Brazilian model
has tended to combine de-centralization formulas with centralized authority on decisions regarding
collecting and spending, that is, the limitation of sub-national governments autonomy for regulation
of tax collection and spending. Changes in political regime are not a sufficient explanation for
changes in the fiscal and tax systems; the centralization of decision-making and the pattern of
alliances in each particular arena provide better explanations for the variation that occurs.

QUI TAXE ET QUI DEPENSE : LE TROC FEDERATIF DANS LA FEDERATION
BRESILIENNE

Résumé


Cet article analyse les relations dautonomie et de coordination de la fédération brésilienne, en
examinant la trajectoire des décisions en matière fiscale et tributaire. Il observe plusieurs dimensions
de la question et conclut que, dans lhistoire brésilienne, les disputes fédératives se sont déplacées
des aires de tributation exclusive vers le système de transferts fiscaux. En outre, le modèle brésilien
réunit la décentralisation de recettes avec la centralisation de lautorité sur les décisions de perception
et de dépense, cest-à-dire la réduction de lautonomie des gouvernements sousnationaux quant à la
régulation de la collecte dimpôts et la destination des dépenses. Les changements du régime politique
ne suffisent pas à expliquer les changements dans le système tributaire et fiscal ; la centralisation
décisoire et le standard des alliances dans chaque arène spécifique permettent de mieux expliquer
les variations.





Palavras-chave


federalismo tributário; transferências fiscais; barganhas políticas; tax federalism; fiscal transfer; political bargains; fédéralisme tributaire; transferts fiscaux; trocs politiques.

Texto completo:

PDF