Open Journal Systems

O STF e o ensino religioso em escolas públicas: pluralismo educacional, laicidade estatal e autonomia individual

Cristina Sílvia Alves Lourenço, Maurício Sullivan Balhe Guedes

Resumo


O presente artigo estuda o problema proposto no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439, de autoria da Procuradoria Geral da República. Versa a demanda a respeito do polêmico acordo entre o Estado brasileiro e a Santa Sé, que consiste na expressão categórica pela via do Decreto Legislativo que o ensino religioso católico constitui disciplina regular de matrícula facultativa no ensino fundamental das escolas públicas. O parquet argumenta que tal situação vai de encontro ao ditame constitucional da laicidade estatal e aponta descompasso frente a configuração plural do direito à educação constitucionalmente delineada. Após considerações doutrinárias, foi possível concluir que a laicidade aparece como limite à interferência estatal no âmbito da intimidade-autonomia da pessoa, daí a necessidade de um ensino religioso não-confessional. Na ausência de um plano pedagógico que comporte um ensino plural, não há o que falar na possibilidade de oferta da disciplina.

Palavras-chave


Ensino religioso; escolas públicas; pluralismo educacional; laicidade estatal; autonomia individual.

Texto completo:

PDF

Referências


ALEXY, Robert. Teoria da argumentação jurídica: a teoria do discurso racional como teoria da fundamentação jurídica. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

ARGIOLAS, Davide. A liberdade religiosa em itália: vinho novo em odres velhos. Espaço Jurídico Journal Of Law, Chapecó, vol. 15, n. 02, p. 363-386, jul./dez. 2014.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

BARROSO, Luís Roberto. O novo direito constitucional brasileiro: contribuições para a construção teórica e prática da jurisdição constitucional no Brasil. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

BENDA, Ernst et. al. (Orgs.). Handbuch des verfassungsrechts der bundesrepublik deutschland. Berlim: Walter de Gruyter & Co., 1994.

BONAVIDES, Paulo. Do estado liberal ao estado social. 11. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.

BURDEAU, Georges. Traité de science politique. 2. ed. t. VIII. Paris: LGDJ, 1977.

CIARLINI, Alvaro Luis de A. S. Direito à saúde: paradigmas procedimentais e substanciais da constituição. São Paulo: Saraiva, 2013.

COUTINHO, Júlia Maia de Menezes; MELO, Silvana Paula Martins de. Universalismo, relativismo ou multiculturalismo? análise acerca da aplicação dos direitos humanos no mundo islâmico sob a perspectiva da banalidade do mal em hannah arendt. In: HOLANDA, Ana Paula Araújo de et. al. (orgs.). Direitos humanos: histórico e contemporaneidade. vol. 2. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015, p. 299-318.

CHEVALLIER, Jacques. L'etat de droit. 5. ed. Paris: Montchrestien, 2010.

FERES JÚNIOR, João; ZONINSEIN, Jonas (Orgs.). Ação afirmativa no ensino superior brasileiro. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2008.

DINIZ, Geilza Fátima Cavalcante. Direitos humanos e liberdade religiosa. Brasília: Senado Federal, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogy of freedom: ethics, democracy, and civic courage. Nova York: Rowman & Littlefield, 1998.

FREITAS, Joana Teixeira de Mello. O desacordo moral razoável na sociedade plural do estado democrático de direito. Revista USCS, São Caetano do Sul, ano X, n. 17, p. 39-51, jul./dez. 2009.

GATTI, Bernardette Angelina et. al. (Orgs.) Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: UNESP, 2013.

GOMES, Ana Valeska Amaral; BRITTO, Tatiana Fonseca de. Plano nacional de educação: construção e perspectivas. Brasília: Câmara dos Deputados, 2015.

GUEDES, Maurício Sullivan Balhe. A constituição do plano político ao normativo: base teórica para a construção do neoconstitucionalismo. Revista do Instituto do Direito Brasileiro, Lisboa, ano 03, n. 06, 2014.

GUEDES, Maurício Sullivan Balhe; LOURENÇO, Cristina Sílvia Alves. A dignidade da pessoa humana em processos criminais no stf: valor intrínseco, autonomia e valor comunitário. In: CONPEDI (Org.). Direito Penal, Processo Penal e Constituição I. Florianópolis: CONPEDI, 2014, v. 1, p. 80-101.

GUEDES, Maurício Sullivan Balhe. Direito à igualdade e livre desenvolvimento da personalidade: construindo a democracia de triplo vértice. Revista Direito Público, Porto Alegre, vol. 10, n. 56, p. 210-227, mar./abr. 2014.

GLENSY, Rex D. The right to dignity. Columbia Human Rights Law Review, New York, vol. 43, n. 1, p. 65-142, oct./dec. 2011.

.

HOBSBAWN, Eric J. A era das revoluções: 1789-1848. 35. ed. São Paulo-Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.

LIMA, Martonio Mont'alverne Barreto. Comentário ao art. 1º, V. In: CANOTILHO, J. J. Gomes et. al. (Coords.). Comentários à Constituição do brasil. São Paulo: Saraiva, 2013.

MACHADO, Jónatas E. M. Estado constitucional e neutralidade religiosa: entre o teísmo e o (neo)ateísmo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

MALISKA, Marcos Augusto. Comentário ao art. 206, III. In: CANOTILHO, J. J. Gomes et. al. (Coords.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2013.

MANSO, Ana Isabel Gozález. Tolerancia religiosa y modelo de iglesia en españa en la primera mitad del siglo XIX. Historia Constitucional, Oviedo, n. 15, p. 113-15, 2014.

MCCRUDDEN, Christopher. Human dignity and judicial interpretation of human rights. The European Journal of International Law, Firenze, vol. 19, n. 05, p. 931-944, 2008.

REGO, Antonio Carlos Pojo do. O congresso brasileiro e o regime militar: 1964-1985. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

SARLET, Ingo Wolfgang. Comentário ao art. 6º, caput. In: CANOTILHO, J. J. Gomes et. al. (Coords.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 533-548.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na constituição federal de 1988. 9. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

SILVA, Fabiana Maria Lobo da. Liberdade religiosa e o ensino religioso nas escolas públicas de um estado laico: perspectiva jusfundamental. Revista de informação legislativa, Brasília, ano 52, n. 206, p. 271-298, abr./jun. 2015.

SILVA, José Afonso da. Comentário contextual à Constituição. 8. ed. São Paulo: Malheiros, 2012.

SILVA NETO, Manoel Jorge. Proteção constitucional à liberdade religiosa. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

SOUSA, Eliane Ferreira de. Direito à educação: requisito para o desenvolvimento do país. São Paulo: Saraiva, 2010.

STRECK, Lenio Luiz. Verdade e consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

VICTOR, Rodrigo Albuquerque de. Judicialização de políticas públicas para a educação infantil. São Paulo: Saraiva, 2011.

VIDAL-ROBERT, Jordi. Long-run effects of the Spanish inquisition. Working Paper Series, Conventry, n. 192, p. 01-59, june 2014.

VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015.

WALDRON, Jeremy. Is dignity the foundation of human rights? New York University Public Law and Legal Theory Working Papers, New York, p. 1-29, 2013.

WALDRON, Jeremy. Law and desagreement. New York: Oxford University Press, 2004.

ZAGREBELSKY, Gustavo. A crucificação e a democracia. São Paulo: Saraiva, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rinc.v4i3.54375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.