Open Journal Systems

Nos bastidores dos CIEPs: entrevista com Silas Ayres, assessor de Maria Yedda Linhares na SME-RJ (1983-1986)

Sheila Cristina Monteiro Matos

Resumo


Esta entrevista, de cunho memorialístico, tem por finalidade colher subsídios para análise dos projetos político-pedagógicos em disputa no I Programa Especial de Educação, objetivando referências sobre as relações entre as práticas pedagógicas e o pensamento educacional propagado entre os educadores na década de 1980. Esse Programa teve como principal fazimento os Centros Integrados de Educação Pública, principal experiência brasileira acerca escola pública de tempo integral. Foi entrevistado o professor Silas Ayres, assessor e chefe de gabinete de Maria Yedda Linhares, secretária municipal de educação do Rio de Janeiro entre 1983 e 1986. È possível perceber, pela entrevista, que Maria Yedda construiu verdadeiros legados para a educação fluminense, particularmente para a educação das classes populares.

In the CIEPs frames: interview with Silas Ayres, adviser of Maria Yedda Linhares in SME-RJ (1983-1986). The purpose of this interview is to gather information for the analysis of the political and pedagogical projects in dispute in the first Education Special Program, seeking references on the relationship between pedagogical practices and educational thinking propagated among educators in the 1980s. The main legacy of the program was the Integrated Centers for Public Education, the core Brazilian experience about a full-time public school. Therefore, the teacher Silas Ayres, an advisor and chief of staff of Maria Yedda Linhares, municipal secretary of education of Rio de Janeiro between 1983 and 1986 was the interviewed. Through the interview, it is possible to perceive that Maria Yedda built true legacies for the education of Rio de Janeiro, particularly for the education of the popular classes. Keywords: Integral Education; Integrated Center of Public Education; Maria Yedda Linhares.


Palavras-chave


Educação Integral; Centro Integrado de Educação Pública; Maria Yedda Linhares

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v1i2.51489

Apontamentos

  • Não há apontamentos.