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Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Revista de História e Historiografia da Educação serão encaminhados a pareceristas ad hoc, preferencialmente com título de doutor, que avaliarão a relevância do tema abordado para a área de História da Educação; a organização da estrutura do texto e das referências bibliográficas; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presente no artigo. Os artigos devem seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:

I – Estar de acordo com o Foco e Escopo da revista;

II – Ter extensão de 15 a 20 páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chaves/keywords, imagens, tabelas e referências bibliográficas;

III – Ter resumo de até 230 (duzentas e trinta) palavras nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica (francês, espanhol, etc.);

IV – Ter até 05 (cinco) palavras-chave nas línguas portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica;

V – Estar em arquivo de texto em formato “doc”, com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5cm e numeração no canto inferior direito;

VI – Ter identificação no alto da página, em negrito, do título do artigo em língua portuguesa e inglesa, e se for o caso também em língua específica. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;

VII – As referências bibliográficas devem seguir o Manual de Normalização de Documentos Científicos, de acordo com as normas da ABNT, observando-se que o destaque do título das obras e documentos deve ser em itálico, conforme os seguintes exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção).
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano. Páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Volume, Número, Páginas, Ano.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, Ano. Disponível em: < endereço eletrônico completo >. Acesso em: 15 dez. 2015.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação em (Área do Programa), Instituição, Cidade, Data.

VII - A Revista de História e Historiografia da Educação adota procedimentos que evitam conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para evitar a identificação do autor, não fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato.

VIII - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do trabalho, por exemplo: (SOBRENOME, Ano, Página).

IX – Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior deve-se indicar número e título (Ex.: Figura 1 – Quadro de Políticas Educacionais). Na parte inferior deve-se informar a origem (Ex.: Fonte: Acervo Museu Afro Brasil) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.

A Revista de História e Historiografia da Educação reserva-se o direito de não publicar artigos de um mesmo autor em intervalos menores que 02 (dois) anos. Os editores reservam-se ao direito de recusar o artigo sobre o qual foram solicitadas ressalvas, caso estas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas. A publicação de artigos deve se submeter às normas de formatação adotadas pela revista.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A submissão deste artigo está de acordo com o Foco e Escopo da Revista de História e Historiografia da Educação.
  2. A submissão deste artigo está de acordo com as Diretrizes para Autores da Revista de História e Historiografia da Educação.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados na Revista de História e Historiografia da Educação são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.