Open Journal Systems

MAIS MÉDICOS NO PARANÁ - ACOLHIMENTO E O PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA

Edevar Daniel

Resumo


Este artigo relata a experiência da tutoria e supervisão do Programa Mais Médicos no Estado do Paraná, na perspectiva de melhoria da qualidade da Atenção Básica e na capacidade dos serviços de saúde em responder de forma efetiva às necessidades dos usuários do sistema. No inicio do programa em setembro de 2015, com a chegada dos médicos nos municípios, a supervisão percebeu uma dificuldade que os serviços encontravam em relação ao Acolhimento e Processo de Trabalho nas Unidades de Saúde. Partindo desta situação os tutores e supervisores embasados nos referenciais teóricos existentes, iniciaram um processo dialógico e participativo junto aos gestores locais, estruturado a partir das visitas de supervisão, das reuniões loco regionais, dos encontros de planejamento e da execução de ações de educação em saúde, com o objetivo de garantir a acessibilidade e discutir a reorganização do processo de trabalho. Tais práticas potencializam a construção do Sistema Único de Saúde e são fundamentais para o fortalecimento da Atenção Básica.


Palavras-chave


Mais Médicos; Atenção Básica; Acolhimento; Processo de Trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa mais médicos – dois anos: mais saúde para os brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica /. – 1. ed.; 1. reimp. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de atenção domiciliar – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde, 2006.

PORTARIA INTERMINISTERIAL nº 1.369, de 8 de julho de 2013. Dispõe sobre a implementação do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

LEI nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e no 6.932, de 7 de julho de 1981.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

Franco TB, Bueno WS, Merhy EE. O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Cad Saúde Pública. 1999 abr-jun; 15(2): 345-53.

Medeiros FA, Araújo-Souza GC, Albuquerque-Barbosa AA, Clara-Costa IC. Acolhimento em uma Unidade Básica de Saúde: a satisfação do usuário em foco. Rev. salud pública. 2010; 12 (3): 402-413.

Dall'Agnol CM, Martini AC. Reuniões de trabalho: mais que uma ferramenta administrativa, um processo educativo. Texto & Contexto Enferm 2003 fev; 12 (1): 89-96.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rmu.v4i1.52144

DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.5380/rmu.v4i1.52144.g32195

Apontamentos

  • Não há apontamentos.