CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE MEDICINA DO 6° ANO SOBRE DOENÇAS MUSCULOESQUELÉTICAS

Xavier Soler I Graells, Luca Eiji Sohn Sato, Sérgio Marcon, Ályson Larocca Kulcheski, Ana Paula Gebert de Oliveira Franco, Edmar Stieven Filho

Resumo


Objetivos: Avaliar a realidade do ensino e do conhecimento médico sobre as disciplinas musculoesqueléticas do estudante que cursa o último ano de medicina de uma universidade federal no Brasil. Métodos: Estudo quantitativo observacional do tipo transversal, realizado no período de maio a agosto de 2015, utilizando o teste Freedman e Bernstein traduzido e adaptado para a língua portuguesa. Resultados: Foram avaliados 100 alunos, sendo 62% do sexo feminino e 38% do sexo masculino, dos quais 72% foram considerados reprovados no teste aplicado (não obtiveram acertos superiores a 73,1%). Conclusão: Dois terços dos alunos de medicina que estão prestes a se formar em uma grande universidade brasileira e ingressar no mercado de trabalho não estão preparados para o diagnóstico e atendimento de doenças musculoesqueléticas. 


Palavras-chave


Educação Médica; Ortopedia; Doenças Musculoesqueléticas.

Texto completo:

PDF

Referências


Al-Nammari SS, Pengas I, Asopa V, Jawad A, Rafferty M, Ramachandran M. The inadequacy of musculoskeletal knowledge in graduating medical students in the United Kingdom. The Journal of Bone & Joint Surgery. American volume. 2015; 97(7):e36.

Binder J. Will reimbursement policies create an access crisis? The American Academy Ortopaedic Surgeons. 2008; 2:70.

Woolf AD, Akesson K. Understanding the burden of musculoskeletal conditions. The burden is huge and not reflected in national health priorities. British Medical Journal. 2001; 322(7294): 1079-1080.

Onetti CM. Undergraduate education in rheumatology in Latin America. Journal of Rheumatology Supplement. 1999; 55: 22-23.

Digiovanni BF, Chu JY, Mooney CJ, Lambert DR. Maturation of medical student musculoskeletal medicine knowledge and clinical confidence. Medical Education Online. 2012; 17.

Freedman KB, Bernstein J. The adequacy of medical school education in musculoskeletal medicine. The Journal of Bone & Joint Surgery. American volume. 1998; 80(10): 1421-1427.

Pinney SJ, Regan WD. Educating medical students about musculoskeletal problems. Are community needs reflected in the curricula of Canadian medical schools? The Journal of Bone & Joint Surgery. American volume. 2001; 83(9): 1317-1320.

Williams JR. The teaching of trauma and orthopaedic surgery to the undergraduate in the United Kingdom. The Journal of Bone & Joint Surgery. British volume. 2000; 82(5): 627-628.

Kay LJ, Deighton CM, Walker DJ, Hay EM. Undergraduate rheumatology teaching in the UK: a survey of current practice and changes since 1990. Arthritis Research Campaign Undergraduate Working Party of the ARC Education Sub-committee. Rheumatology (Oxford). 2000; 39(7): 800-803.

Walker DJ, Kay LJ. Musculoskeletal examination for medical students: the need to agree what we teach. Rheumatology (Oxford). 2002; 41(11): 1221-1223.

Rios JLL, Maranhão RC, Gazineu RMD, Nogueira AB, MARQUES CDL. Prevalência de queixas musculoesqueléticas em pacientes atendidos em ambulatório de ensino de Clinica Médica. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. 2009; 7(5): 283-289.

Atanasio JMP, Neumann C, Nerlich M. Protocolo de Regensburg para metástases da coluna. Coluna/Columna. 2013; 12(4):334-336.

Day CS, Yeh AC, Franko O, Ramirez M, Krupat E. Musculoskeletal medicine: an assessment of the attitudes and knowledge of medical students at Harvard Medical School. Academic Medicine. 2007; 82(5):452-457.

Fialho SCM, Castro GRW, Zimmermann AF, Ribeiro GG, Neves FS, Pereira IA, Fialho GL. Avaliação do sistema musculoesquelético na unidade de emergência. Revista Brasileira de Reumatologia. 2011; 51(3): 240-248.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rmu.v4i4.50765

DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.5380/rmu.v4i4.50765.g31703

Apontamentos

  • Não há apontamentos.