O LETRAMENTO CRÍTICO E O LETRAMENTO DIGITAL: A WEB NO ESPAÇO ESCOLAR

Edna Marta Oliveira da Silva

Resumo


As tecnologias digitais e a web têm sido temas amplamente debatidos na área da educação, uma vez que tais artefatos e o ciberespaço vêm possibilitando a democratização do conhecimento. Ainda hoje, no espaço escolar, há o encontro de diferentes gerações de professores e alunos que aprendem(ram) de modos distintos. São sujeitos que precisam negociar sentidos entre si, permeados por novos modos de se relacionar com o mundo e com o conhecimento.  Além disso, ao mesmo tempo em que as tecnologias digitais favoreceram o acesso ao conhecimento, há uma expansão de ordem exponencial das informações que estão disponíveis em rede, o que exige dos sujeitos certas habilidades e estratégias para buscar as informações que sejam, de fato, as mais adequadas. Somado a esses fatores, para navegarmos em rede, o ciberespaço são necessários ainda outros procedimentos de escrita e leitura que estejam em consonância com o mundo digital. Sendo assim, com base nos estudos do letramento crítico e no letramento digital, este artigo apresenta algumas reflexões a respeito do ciberespaço, a web e as novas relações que surgem dentro do espaço escolar.


Palavras-chave


TIC; Web 2.0; Letramento crítico; Letramento digital

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i1.46572

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista X. ISSN: 1980-0614