CRIANÇA DESNUTRIDA NO CONTEXTO FAMILIAR: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Resumo
Na realidade de pobreza do nosso País, a fome atinge grande parte do povo brasileiro.Asituação é
mais difícil quando se focaliza a região Nordeste. Os objetivos desse estudo são conhecer a realidade do
contexto familiar da criança desnutrida e promover dinâmicas grupais, visando a uma conscientização quanto
a prevenção da desnutrição. A metodologia envolveu uma abordagem etnográfica, utilizando dinâmica de grupo.
O tema cultural que emergiu foi: Crenças e mitos no cuidado de crianças desnutridas. A população tem suas
próprias crenças e valores sobre saúde, de modo que é necessário aprender na experiência da infinita
complexidade da vida.
mais difícil quando se focaliza a região Nordeste. Os objetivos desse estudo são conhecer a realidade do
contexto familiar da criança desnutrida e promover dinâmicas grupais, visando a uma conscientização quanto
a prevenção da desnutrição. A metodologia envolveu uma abordagem etnográfica, utilizando dinâmica de grupo.
O tema cultural que emergiu foi: Crenças e mitos no cuidado de crianças desnutridas. A população tem suas
próprias crenças e valores sobre saúde, de modo que é necessário aprender na experiência da infinita
complexidade da vida.
Palavras-chave
Saúde da família; Transtornos nutricionais; Educação em saúde; Criança; Family health; Nutrition disordens; Health education; Child; Salud de la familia; Transtornos nutricionales; Educacion en salud; Niño
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/fsd.v2i2.4933