Open Journal Systems

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE VELOCIDADE E GRADIENTE DE PRESSÃO DO SEPARADOR SÓLIDO-LÍQUIDO APLICADO À INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA

Paulo Roberto Fróes dos Reis, Paulo Roberto de Barcelos, Flávio Tambellini, Rodrigo Palucci Pantoni

Resumo


Este trabalho faz parte de um projeto de pesquisa chamado de “Separador sólido-líquido para remoção de particulados aplicado a indústria sucroalcooleira”. Este projeto consiste no estudo de simulação, desenvolvimento e ensaio experimental de um protótipo (piloto) de um separador sólido-líquido hidrociclone para remoção de particulados do caldo de cana, visando suprimir a etapa de lavagem da cana (que precede a moagem). Tal processo visa reduzir o consumo de recursos hídricos e a redução do desgaste dos equipamentos por abrasão e consequente redução da necessidade e custo de manutenção de válvulas, bombas e demais acessórios das tubulações. Especificamente, este trabalho foca na simulação computacional utilizando o software ANSYS CFD a fim de analisar o perfil de velocidade e gradiente de pressão interna do separador hidrocilone. Os resultados apontam que, para os materiais disponíveis na biblioteca, o diâmetro do particulado e a viscosidade dinâmica pouco alteram a eficiência do separador.

PALAVRAS-CHAVE: separador sólido-líquido; ANSYS CFD; simulação computacional; caldo de cana de açúcar; indústria sucroalcooleira.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rber.v6i1.49399

Apontamentos

  • Não há apontamentos.